quarta-feira, 24 de junho de 2026

Meditação/Nadia Malta/GLORIFIQUEMOS AO SENHOR COM O NOSSO VIVER!

 GLORIFIQUEMOS AO SENHOR COM O NOSSO VIVER!

https://youtu.be/-M4gAgPDutc

 Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz”. Cl.1.9-12.          


Colossenses é uma das cartas de Paulo escritas da prisão, provavelmente em Roma. A epístola em si, é assim como Efésios, uma carta circular (uma encíclica) que foi dirigida aos cristãos (santos e fieis) que se encontravam não só na própria cidade de Colossos, mas em toda a Ásia Menor. Colossenses mostra Jesus como cabeça da igreja. As orações paulinas feitas da prisão têm uma característica curiosa, ele nunca pede por questões pessoais sejam materiais ou físicas. O grande alvo dessas orações é pelas necessidades espirituais dele e do povo de Deus de maneira geral. É interessante observar que na maioria das nossas reuniões de orações, a grande motivação provém das necessidades de cada um: Saúde, finanças, relacionamentos, famílias e causas na justiça. Embora, não haja nada de errado em orar por essas coisas, precisamos aprender com Paulo a priorizar a nossa vida espiritual, o nosso viver com Deus, esta na verdade é a nossa principal e maior necessidade. Um simples levantar as mãos na igreja numa atitude de “entrega da vida ao Senhor”, não faz de nós cristãos genuínos. Essa atitude é só o primeiro passo. Precisamos nos manter firmes em nossa caminhada, andando e vivendo de modo digno do nosso Senhor e Salvador. Jesus está às portas e nunca foi tão necessário preparação e prontidão por parte de sua Noiva, a Igreja.

 

Mas o que significa realmente viver de modo digno? Será que Jesus tinha em mente nos enclausurar, nos fechar em um mosteiro para que não víssemos o que acontece no mundo? Acho que a própria vida e ministério de Cristo nos respondem a essas perguntas. Ele próprio recebia pecadores e comia com eles, sem precisar praticar as suas obras. O grande desafio para nós como igreja é viver no mundo sem nos deixar contaminar por suas obras malignas, nem fazer concessões aos seus apelos. Fomos chamados para ser santos, não santarrões estereotipados. O tempo para construir um santo dentro de nós é a vida inteira. O que seria, então, esse viver de modo digno do Senhor, segundo a visão paulina: Vejamos: Que Tenhamos uma cabeça sábia; Que Tenhamos pés firmados na Palavra; Que Tenhamos as mãos ocupadas; Que Tenhamos as costas fortes para enfrentar as dificuldades; E Que Tenhamos o rosto alegre, que sejamos perseverantes, e gratos a Deus! Essa inteligência espiritual mencionada aqui precisa ser desenvolvida para que não nos deixemos levar pelos ventos de doutrinas que sopram à nossa volta, bem como pelas ofertas do mundo, pelos apelos da carne ou os estímulos do diabo. Os pés firmados na Rocha é uma consequência dessa inteligência espiritual, que leva o cristão a uma obediência prática àquilo que é ordenado pela Santa Palavra de Deus.

 

O que aprendemos aqui? Na vida cristã conhecimento e obediência andam juntos. Aqui fala de testemunho. Trabalhar para o Senhor é um ato adorador, para isso não é necessário um púlpito ou pregação formal, como já fora dito, mas um compartilhar diário daquilo que Cristo fez por nós. É necessário trabalhar enquanto é dia, a noite vem quando não poderemos mais trabalhar. Conhecimento, obediência e serviço também precisam estar associados ao caráter moral do filho de Deus. O cristão precisa ser fortalecido no Senhor para não esmorecer diante das dificuldades, nem sucumbir às fraquezas e inclinações da carne. Certo pensador cristão disse: “Alegria é negócio sério no céu. O cristão triste é um difamador do seu Senhor”. “Se não há alegria em nossa vida, há algum vazamento em nosso depósito espiritual”. Atentemos e reflitamos! Nadia Malta

terça-feira, 23 de junho de 2026

Meditação/Nadia Malta/O SENHOR TEM E ESTÁ NO CONTROLE DE ABSOLUTAMENTE TUDO! CONFIEMOS!

 O SENHOR TEM E ESTÁ NO CONTROLE DE ABSOLUTAMENTE TUDO! CONFIEMOS!

Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia. Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna. A minha alma suspira por ti durante a noite; e logo cedo o meu espírito por ti anseia, pois, quando se vêem na terra as tuas ordenanças, os habitantes do mundo aprendem justiça. Senhor, tu estabeleces a paz para nós; tudo o que alcançamos, fizeste-o para nós”. Isaías 26:3,4, 9, 12. 


Este capítulo é um cântico de confiança na proteção divina. Aqui, o profeta faz uma ousada declaração de confiança irrestrita no Deus Todo Poderoso que tudo faz esplendidamente! Não é fácil manifestar a nossa fé quando tudo parece demorado demais, sobretudo, aquilo que para nós tem caráter de urgência! E ultimamente essas demandas “urgentes” têm sido cada vê mais “urgentes”, pelo menos para nós! O que o Senhor quer nos ensinar com essas esperas tão “prolongadas”? Creio que só há uma resposta a essa pergunta: A própria espera faz parte da resposta! Enquanto o Senhor prepara a nossa resposta, nos prepara para recebê-la! São testes de fé e confiança irrestrita na providencia do Senhor! Estamos sendo treinados! Nada é irremediável, há esperança! Ele vive não há o que temer! Não podemos esquecer que não há ressurreição sem cruz! A cruz é a grande plataforma para a ressurreição! Ao pleitear uma causa diante do Eterno precisamos ter firmeza de propósito, pois só firmados nEle sentimos paz! Primeiro precisamos entender o significado da palavra propósito: “Projeto, desígnio. Aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito”. E no caso aqui, não se firmar no propósito do que se deseja alcançar, mas firmar o propósito em Deus!

Por mais angustiosos que sejam os dias em que estamos vivendo em termos de mundo, precisamos experimentar a certeza que estava no coração fiel do profeta. Ele experimenta a paz sobrenatural, não porque tudo estivesse bem, mas porque ele tem ao Senhor. E é exatamente isto que faz a diferença! Reavaliemos os nossos propósitos, chequemos os nossos alicerces. Se eles estiverem firmados na Rocha Eterna que é o Senhor experimentaremos essa paz que vai além de todo o entendimento. A alma do fiel precisa antes de qualquer coisa ansiar pelo Senhor, desejar a sua presença. Será que poderíamos entoar este cântico de confiança na proteção divina, assim como o profeta? Há aqui um suspiro ansioso por Deus no coração de Isaias. Ele sabe que só quando os juízos ou ordenanças de Deus se manifestam, os habitantes do mundo aprendem justiça! E este é um fato inquestionável. Temos insistido nos últimos tempos para que os servos do Senhor busquem a sua presença, que peçam perdão representativamente como mundo caído, que peçam a intervenção poderosa dEle no meio desse caos em que estamos mergulhados. Precisamos reconhecer que tudo vem do Senhor, nada procede de nós mesmos e isto nos faz sentir paz no coração! Firmados em Deus e desejosos de sua presença, Ele estabelece a paz em nossos corações!

O que aprendemos aqui? O profeta faz nos versículos citados uma grande declaração de fé e confiança no Senhor, seguida de uma afirmação de reconhecimento de que tudo procede dEle. E é o que tem faltado em nós. Não sabemos o que nos aguarda ou o que nos reserva o futuro, mas devemos crer Naquele que nos aguarda e tem reservado o melhor para aqueles que nEle esperam e confiam. Assim, firmemos o nosso propósito no Senhor, confiemos, esperemos e descansemos nEle! Celebremos a presença do nosso Senhor com este cântico de confiança. Ele vive não há o que temer! Há esperança para nós! Não podemos esquecer que não há ressurreição sem cruz! A cruz é a grande plataforma para a ressurreição! Confiemos no Senhor, Ele é a nossa Rocha! Nadia Malta

 

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Meditação/Nadia Malta/O SENHOR JÁ ORDENOU: FAÇAMOS A SUA OBRA!

 O SENHOR JÁ ORDENOU: FAÇAMOS A SUA OBRA!

 “Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: "Quem enviarei? Quem irá por nós? “E eu respondi: "Eis-me aqui. Envia-me a mim”! Isaías 6.8. 


O contexto todo deste capítulo fala do chamamento portentoso do profeta Isaias para a obra de Deus! Ele teve uma visão arrebatadora do Cristo na sua glória!  No ano da morte do rei Uzias descreve Isaías: “Eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo. Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E proclamavam uns aos outros: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória". O Senhor em todas as épocas tem levantado homens e mulheres para a sua obra! Ele jamais aplica a sua severidade antes de manifestar exaustivamente a sua misericórdia! Há muito a se dizer sobre essa visão do profeta e, sobretudo, à respeito do fato de ter acontecido exatamente no ano da morte do rei Uzias. Esse rei fora muito amado pelo seu povo que experimentou um período de grande prosperidade, durante seu reinado. Ele passou a ser idolatrado pela nação, se ensoberbeceu e acabou sendo ferido de lepra. Mas o fato é que todos confiavam cegamente nele.

 Depois da morte do rei o Senhor levanta o profeta Isaias para uma grande obra: Levar a sua palavra a uma nação contenciosa, de coração empedernido e rebelde. O cativeiro de Babilônia foi uma vara de Deus para disciplina do seu povo. O Senhor continua clamando a quem tenha ouvidos para ouvir: "Quem enviarei? Quem irá por nós”?  Quantos estarão dispostos a responder como Isaías: "Eis-me aqui. Envia-me a mim”!  O Senhor deseja encontrar corações disponíveis para fazer a sua obra. Parece que a maioria dos que se dizem servos estão ocupados demais para atender ao chamado do Senhor. Todos estão mais interessados nas suas próprias conquistas do que nas conquistas para o Reino de Deus. Ele poderia usar seu exército de anjos e a obra seria feita num piscar de olhos, mas resolveu usar a você e a mim para uma vez alcançados, alcançarmos a muitos. Uma vez reconciliados nos tornarmos canais de reconciliação! Ele não faz substituição e de um jeito ou de outro faremos o que Ele ordena à semelhança do profeta Jonas! Melhor cooperar! Obedecer é sempre melhor que sacrificar!

O que aprendemos aqui? O “IDE” continua valendo! Na verdade, mais que nunca precisamos acordar e entender que esse “IDE” é mais um “INDO”, ou seja, algo contínuo que não pode cessar até que a obra seja terminada. Vamos INDO a partir do lugar onde estamos até os confins da terra se for esse o caso. Jesus está às portas e precisamos fazer a obra enquanto é dia. A noite da grande perseguição já se aproxima e ali não vamos mais poder trabalhar. Coloquemo-nos em disponibilidade para a obra de Deus. Ofereçamos a ele os nossos talentos, dons e haveres. Que os nossos saberes humanos sirvam como instrumentos, canais para que a graça flua na vida de quantos ainda não conhecem o Senhor. Será que podemos dizer como o profeta Isaías: "Eis-me aqui. Envia-me a mim”? Quem é o “Uzias” da sua vida que precisa morrer para que você se disponibilize para Deus? Que o Senhor nos faça despertar do sono para que possamos efetivamente colocar a mão no seu arado! O sangue de muitos será requerido das nossas mãos omissas! E essa requisição pode acontecer de maneira dolorosíssima para muitos! Atentemos! Nadia Malta

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...