domingo, 28 de junho de 2026

Meditação/Nadia Malta/BUSQUEMOS A SABEDORIA DO ALTO!

 BUSQUEMOS A SABEDORIA DO ALTO!

 Por essa razão, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos, não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações. Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força”. Ef 1. 15-19                                                 


 Esta epístola foi escrita como uma encíclica (uma carta circular) que deveria ser enviada a todas as igrejas gentílicas da Ásia menor, com o objetivo de apresentar a igreja como o Corpo Vivo de Cristo sobre a terra. Nos dias de Paulo, a igreja enfrentou a ação nefasta dos judaizantes. Eles tentavam impedir a obra realizada pelo apóstolo para edificação da igreja, infiltrando no meio dela vários ensinos heréticos que feriam a liberdade da graça. Nos versículos 15 e 16 deste contexto, encontramos o apóstolo mencionando a fé e o amor daqueles irmãos uns pelos outros. No entanto, ainda faltava algo essencial na vida espiritual daqueles queridos: Sabedoria e discernimento. Parece que essa é também uma necessidade da igreja do século XXI. Por ser o Corpo de Cristo, a igreja precisa se revestir da sabedoria do Senhor, que é o seu cabeça. Esta oração apostólica é um clamor por esta sabedoria e o discernimento, tão necessários para a nossa sobrevivência espiritual em tempos de relativismos. Que comecemos cada dia orando por sabedoria e discernimento. Tem faltado isto em nosso meio!

 Façamos uma pausa nas nossas necessidades materiais e físicas para nos aplicarmos neste clamor tão oportuno em nossos dias.  Sendo esta uma carta circular, também é endereçada a nós hoje, sobretudo, porque temos enfrentado muitos ventos doutrinários contrários à Santa Palavra de Deus, além de uma tentativa diabólica de transformar em libertinagem a graça do Senhor. O clamor de Paulo naqueles dias nos alcança hoje, façamos coro com o apóstolo. Há quatro petições centrais neste clamor apostólico pela igreja de todas as épocas. Vejamos: Primeira petição: Que o Deus do Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória conceda a igreja Espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dEle; Segunda petição: Que a igreja tenha os olhos do coração iluminados para compreender a esperança do seu chamamento; Terceira petição: Que a igreja aprenda a apreciar a riqueza da glória de Cristo sobre ela; E Quarta petição: Que a igreja possa meditar continuamente na Suprema Grandeza do poder de Deus para com ela, segundo a eficácia da força do Seu poder.

 O que o Senhor deseja aqui? Ele deseja: Que busquemos a sabedoria e a revelação procedentes dEle para que não sejamos enganados ou levados de um lado para outro pelos ventos de doutrina que insistem em soprar em nossa direção, nem sejamos manipulados por líderes inescrupulosos com suas teologias muitas vezes tiradas até mesmo de demônios. Que busquemos o discernimento para compreender a verdadeira natureza de nosso chamamento. Ele tem grandes coisas para realizar em nós e por meio de nós. Que reconheçamos a riqueza da Sua excelsa glória em nós com temor e tremor! Somos transportes da vida de Deus, seus santuários vivos sobre a terra. É muito privilégio, mas ao mesmo tempo muita responsabilidade! Que meditemos na Suprema Grandeza do Seu poder, que não só nos resgatou das trevas, mas nos fez seus filhos: lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro. O maligno não tem poder de tocar em nosso espírito recriado, porque somos de Deus. Ele pode até tocar no corpo e nas emoções, mas nunca no espírito nascido de novo do cristão genuíno. Há um carimbo santo em nós, que é o penhor do Espírito Santo sobre as nossas vidas! Atentemos! Nadia Malta

 

 

sábado, 27 de junho de 2026

Meditação/Nadia Malta/QUE NOS PREPAREMOS, O SENHOR JÁ NÃO TARDA!

QUE NOS PREPAREMOS, O SENHOR JÁ NÃO TARDA!

Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir." Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome. Veja o que farei com aqueles que são sinagoga de Satanás e que se dizem judeus e não são, mas são mentirosos. Farei que se prostrem aos seus pés e reconheçam que eu o amei. "Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra. "Venho em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa. Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce dos céus da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”. Ap 3.7-13. 


A releitura da carta à Filadélfia é oportuna, pois esta é a igreja fiel que espera a volta iminente de Jesus, é também chamada de a igreja do ARREBATAMENTO. Filadélfia representa a genuína igreja Cristã dos últimos dias. Ela não é uma igreja local, mas aponta para um remanescente fiel encontrado em cada igreja. A igreja precisa estar preparada para os dias que virão e certamente serão tempos difíceis. As palavras do apóstolo Paulo falando a Timoteo em (II Tm 3.1-4) nunca soaram tão atuais como nos dias de hoje. Há uma inversão tremenda de valores e as pessoas têm uma atração fatal por tudo que nega a Deus. O desafio da igreja hoje é muito grande. Mais do que em qualquer outra época precisamos à semelhança de Filadélfia, nos mantewr fieisiladelfia 4isto..dos, enfatuados e mais amigos dos prazeres que amigos de Deus.es, desafeiçoados, implacr fieis, não transigindo com o mundo para tornar a Palavra palatável aos incomodados! Jesus abre para Filadélfia uma porta de oportunidade ministerial, mas havia dois obstáculos a serem vencidos: Primeiro: A falta de força; E Segundo: A oposição dos falsos judeus da cidade. A igreja não era grande nem forte. Não possuía influencia política, nem era uma igreja de multidão, mas o Senhor a elogia por sua fidelidade, perseverança e firmeza na Palavra. Não é o tamanho nem a força da igreja que determinam à autenticidade do seu ministério, mas sim, a sua fé no chamado e autoridade do Senhor. E isso pressupõe comunhão, serviço abnegado e mentoria contínua.

Todos somos responsáveis por todos! Numa certa medida, todos pastoreamos a todos. Esses a quem Jesus chama de “Sinagoga de Satanás”, podiam ser judeus segundo a carne, mas estavam longe de fazer parte do Verdadeiro Israel de Deus, no sentido neo-testamentário. Esses falsos judeus se opunham ostensivamente ao ministério Cristão de Filadélfia, assim como faziam em Esmirna. Eles faziam falsas acusações contra a pequena igreja de Filadélfia. Quantas oposições a igreja do Senhor tem enfrentado hoje em toda a face da terra! Quantos têm deixado de seguir a Cristo por não aguentar o peso da Palavra cortante do Senhor! Contudo, não podemos esquecer que até Jesus perdeu seguidores por pregar uma mensagem politicamente incorreta do ponto de vista humano! Pregar a Palavra sem aliviar ou maquiar seu conteúdo gera grandes oposições! Estejamos preparados para avançar mesmo em meio às oposições. Pensemos e oremos por isso! Para encorajar àqueles irmãos, o Senhor faz três promessas maravilhosas. Vejamos: O Senhor trataria com os inimigos de Filadélfia; O Senhor livraria Filadélfia da hora da tribulação; E O Senhor prometeu que honraria os fiéis em Filadélfia! Assim, Não temamos!

Deus se encarrega da luta do crente fiel que cuida da sua obra e usa as armas espirituais, não as carnais. A igreja fiel que conservar a Palavra e o Testemunho será guardada daquele dia. Aleluia! Filadélfia não transigiu, nem cedeu às pressões. Preferiu ser pequena e insignificante aos olhos do mundo do que ser grande e mundana como Laodicéia. Pregar a Palavra sem aliviar ou maquiar seu conteúdo gera grandes oposições! Estejamos preparados para avançar mesmo em meio às oposições. Pensemos e oremos por isso! O vencedor será coluna no Santuário de Deus e de lá ninguém o derribará. Numa terra de terremotos essa promessa era significativa. O vencedor terá gravado em sua vida um novo nome: O nome de Deus, o nome da Jerusalém Celestial e o novo nome de Cristo. Esses nomes permanecerão para sempre. O que as palavras de Jesus à Filadélfia nos ensinam hoje? A porta está aberta para a salvação, para a santificação, para a comunhão e para o serviço abnegado. Jesus espera que  aproveitemos o tempo de oportunidade e façamos a sua obra. Precisamos nos manter fiéis e conservar o que já recebemos. Vamos cuidar da obra do Senhor para que Ele cuide da nossa, ou seja, para que Ele trate com todos aqueles que têm se levantado aleivosamente contra nós. Ele diz: “VENHO SEM DEMORA, CONSERVA O QUE TENS!”.  Que estejamos vigilantes, o Senhor já não tarda! Nadia Malta

 


sexta-feira, 26 de junho de 2026

Meditação/Nadia Malta/SÓ A GRAÇA VIVA DE DEUS PARA NOS ALCANÇAR, SUSTENTAR, ASSISTIR E ACOLHER!

 SÓ A GRAÇA VIVA DE DEUS PARA NOS ALCANÇAR, SUSTENTAR, ASSISTIR E ACOLHER!

 Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disseIsaías 1.18-20                                              


 O texto lido mostra o profeta Isaías usado por Deus para trazer uma mensagem de salvação para uma nação rebelde e contenciosa. Isaías traz um convite profético da irresistível graça de Deus, setecentos anos antes dessa Graça encarnar na pessoa de Jesus Cristo, o Filho do Deus Vivo. O texto de Isaías é extremamente contemporâneo e chama a atenção para o fato de que o Senhor é o Deus da oportunidade e Ele espera que aqueles que o ouvem, sejam sensíveis à sua voz. Aqui, a depravação total do homem é confrontada com o juízo e a Graça de Deus. A Palavra de Deus tem sido tão banalizada, tão mercadejada e tão negligenciada em nossos dias que nunca foi tão difícil anunciá-la. Mas, Deus não desiste! Glórias sejam dadas a Ele por isso. Creio mesmo que os anjos já desceram para a ceifa, os campos estão brancos para a grande colheita de almas dos últimos dias. E veremos se cumprir a promessa de Deus de que a sua “glória cobrirá a terra como as águas cobrem o mar”. Os que estão à nossa volta têm sede e fome, mas não de água e alimento. Sede e fome da Palavra do Senhor. Por isso, apesar do que vemos em termos de testemunhos negativos de muitos que professam o Evangelho do Senhor Jesus Cristo, não podemos desistir de anunciar essa Palavra de Vida Eterna.

 O texto citado traz um convite da Graça de Deus e duas consequências, uma positiva e uma negativa. O Convite: Os leitores de Isaías são chamados pelo profeta para arrazoar, ouvir a sua argumentação no que diz respeito à Graça de Deus. Essa argumentação é irrefutável, não tem o que discutir. A proposta aqui é zerar a vida e a história pessoal daqueles que aceitarem o convite. A chance é imperdível, pois é presente de Deus, iniciativa de Deus e não do homem. Há um convite explícito. Se a Graça convida é sinal que alcançamos o favor de Deus, sem que haja nenhum merecimento de nossa parte. O mais encantador na Graça de Deus é que tudo que o pecador precisa fazer é dizer: SIM, EU ACEITO O CONVITE! E crerá e receberá esse convite todo o que foi destinado para a vida eterna. A Consequência positiva para os que aceitam o convite: “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra”. O tratamento celestial é VIP. No Kit da salvação vem tudo que precisamos para esta vida e a vindoura. Passamos a ser chamados de Filhos e herdeiros de Deus.  Saímos da condição de meras criaturas, para condição honrosa de filhos de Deus! O Senhor quer nos dar o melhor desta terra. E com toda certeza Ele não está falando de superficialidades, mas da Suficiência dessa Graça salvadora, libertadora, sustentadora, firmadora e fortalecedora vinda do próprio Deus. Passamos a viver na terra, mas na perspectiva do céu.

 A consequência negativa para os que rejeitam o convite da graça de Deus: Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse” – v.20: O que Deus requer de nós? Obediência. Ele deseja que os que ouvem seu convite respondam afirmativamente, tanto para a salvação quanto para a vitória. Se a nossa atitude for de rebelião, seremos devorados à espada. De que espada o Senhor está falando aqui? Da Sua Santa Palavra que é a Espada do Espírito. Os que rejeitam o convite da Graça sofrerão os efeitos dessa Espada. O que o Senhor está requerendo de nós hoje? Que sejamos sensíveis ao convite da Graça de Deus, talvez a última chance seja hoje. Deus deseja fazer tudo novo em nossa vida; tudo que precisamos fazer é dar o passo de fé em sua direção e dizer: SIM, EU ACEITO SENHOR O SEU CONVITE E RECEBO JESUS COMO MEU SENHOR E SALVADOR! O Senhor tem o melhor para cada um de nós! O caminho da rebelião contra Deus é árduo e doloroso. Ao final dele espera a Espada do juízo de Deus. Só há dois caminhos: Céu e Inferno, não há uma terceira opção. Pense nisso! Portanto “Se ouvires hoje a voz do Senhor não endureçam os seus corações!”. Nadia Malta

 

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...