sábado, 6 de abril de 2024

Meditação/Nadia Malta/QUE OUÇAMOS E AGRADEÇAMOS AO SENHOR!

 QUE OUÇAMOS E AGRADEÇAMOS AO SENHOR! 

Vinde, ouvi, todos vós que temeis a Deus, e vos contarei o que tem ele feito por minha alma”. Sl 66. 16.                                                                 


Vivemos um tempo de insatisfações patológicas. Isso mesmo, a tendencia ao queixume já virou doença! O versículo lido é na verdade uma santa convocação para que o povo de Deus aprenda a agradecer e a glorificar a Ele por todos os seus feitos. O desejo do salmista aqui é glorificar o Senhor por suas maravilhas. Ele fala numa acalorada proclamação de tudo que o Senhor tem realizado no meio do seu povo. Quase podemos ouvir a sua voz de júbilo. O que estamos fazendo hoje é muito semelhante ao que fez o salmista: Convocamos todos a proclamar o que tem feito o Senhor por nossa alma, bem como manifestarmos ações de graças ao Todo Poderoso por tudo que ele é e tem operado no meio de nós. A autoria deste salmo não é conhecida, mas entendemos que foi escrito por alguém de coração extremamente grato a Deus e que enxergava em tudo a mão do Todo Poderoso. Algo que tem faltado aos que se dizem cristãos em nossos dias!  Há hoje uma falta de completude no que fazemos, gerada por uma insatisfação sem fim! A presente geração é marcada pela desistencia cada vez mais recorrente!

Que tal aprender com o salmista aqui a trocar a voz de lamento pela gratidão e louvor ao Deus Todo Poderoso que por nós tudo executa? Precisamos começar o nosso dia agradecendo ao Senhor por tudo que ele é e tudo que ele tem feito por nós, em nós,  por meio de nós, apesar de nós. No entanto, nesse quesito gratidão ainda estamos muito aquém do desejável. Assim como a obediência, a gratidão também deve ser exercitada, sempre!  Gratidão é saúde para a nossa alma. O autor do Evangelho maltrapilho diz em seu livro “CONFIANÇA CEGA”, que a gratidão é Inclusiva, pois todos indistintamente podemos agradecer; é Atenta, pois percebe cada dádiva recebida; é Contagiosa, pois quanto mais agradecemos mais sentimos o desejo de fazê-lo e é Teocêntrica, pois nos faz enxergar Deus como centro de toda boa dádiva e de todo dom perfeito”. Aqui acolá estamos falando disso, pois é sempre bom reafirmar, sobretudo, para os que têm a memória fraca. Gostaria de acrescentar que a gratidão também gera saciedade, pois através dela nos sentimos plenos. Que possamos despertar para praticá-la. Há hoje uma falta de completude no que fazemos, gerada por uma insatisfação sem fim.

O presente salmo traz alguns princípios sobre a postura de gratidão que não podemos negligenciar! Vejamos: Primeiro princípio: O coração grato a Deus entende que Ele rege tudo e todos; Segundo princípio: O coração grato a Deus atenta para o que o Senhor já fez; Terceiro princípio: O coração grato a Deus reconhece que em sua soberania muitas vezes o Senhor permite que sejamos assolados; e Quarto princípio: O coração grato a Deus percebe que as dificuldades não devem nos impedir de fazer a obra do Senhor, mesmo sacrificialmente! O que aprendemos aqui? O Senhor está no controle de absolutamente tudo, rendamos graças ao seu santo e excelso nome. Atentemos para o que ele já fez e rendamos graças pelo que ele  fez e fará. Em sua soberania ele permite que sejamos assolados para nos corrigir, rendamos graças também por isso. No meio das dificuldades podemos sim fazer a obra de Deus porque a nossa suficiência vem apenas dele, do contrário, nem estariamos mais aqui. Aprendamos com o salmista a testemunhar dos feitos de Deus e  que sempre rendamos graças por isso. Bendito seja Deus! Nadia Malta

 

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...