quinta-feira, 4 de abril de 2024

Meditação/Nadia Malta/OS CRITÉRIOS E VALORES DO REINO DE DEUS SÃO DIFERENTES, ATENTEMOS!

 OS CRITÉRIOS E VALORES DO REINO DE DEUS SÃO DIFERENTES, ATENTEMOS!

https://www.youtube.com/watch?v=iuOa6GVO8Mw

Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los, dizendo: "Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. "Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês”. Mt. 5.1-12.

                                                                               


O texto lido é chamado de Bem- aventuranças. Faz parte do Sermão do Monte e fala dos verdadeiros valores do Reino de Deus. As palavras aqui soam com certa estranheza para os que valorizam o ter em detrimento do ser. É sempre tempo de recorrermos à Santa Palavra de Deus a fim de alinharmos a nossa vida ao padrão estabelecido pelo Senhor Jesus. Por isso é imprescindível estar sempre voltando aos rudimentos da fé. As igrejas têm estado cheias daqueles que vem em busca da resolução de seus problemas, sobretudo, os financeiros. Para alcançar respostas, muitos são capazes dos mais absurdos sacrifícios importados em sua grande maioria de outros guetos espirituais. No entanto, como o cristianismo não é conceitual, mas vivencial, experiencial, logo determinadas práticas são desmascaradas. Numa época de imediatismos, ninguém quer perder tempo com discipulado sistemático, no qual se aprende a andar no Caminho, que é o Cristo.

Bem- aventurança significa felicidade, bênção, alegria, alto privilégio. Quem não deseja isso para si? O grande problema é que só se enxerga bênção do ponto de vista material. As pessoas perderam a perspectiva da eternidade, o que vale é o aqui e o agora. E o pior é que muitas igrejas no intuito de angariar adeptos têm embarcado nessa atitude consumista. Do que realmente Jesus estava falando aqui? Do consumismo dos gentios que tem levado muitos a fazerem verdadeiras loucuras para conseguirem o que querem. Felicidade para uma esmagadora maioria é ter e ter cada vez mais. Essa medida não enche jamais. Quem são os bem-aventurados? São os que priorizam o Reino de Deus e sua justiça. Eles são: Os humildes de espírito;  São os que choram quebrantados pelos proprios pecados; São os mansos, aqueles que se rendem à vontade soberana do Senhor e se aquietam nele; São os que têm fome e sede de justiça; São Os misericordiosos, que  se compadecem das dores dos que estão à sua volta; Os limpos de coração. Esses são incapazes de emitir juizos infamantes sobre o proximo; Os pacificadores, esses são semeadores da paz; São os perseguidos por causa da justiça de Deus, esses apesar de todas as perseguições sofridas, nunca abandonam o Caminho!

O que aprendemos com essas palavras de Jesus? A nossa missão como igreja, tem se tornado cada vez mais difícil em um tempo de relativismos. Contudo, apesar do cansaço, pelo que vemos à nossa volta, ousemos crer e confessar os absolutos imutáveis de Deus. Precisamos enquanto cidadãos do Reino dos céus corrigir a nossa escala de valores; é necessário fixar os olhos nos valores do Reino de Deus que são eternos. É imperativo, voltarmos aos rudimentos da fé e deixar de dar crédito a tantas invencionices que tem adentrado à igreja contemporânea. Existe um abismo que separa o cidadão terreno e o cidadão do reino. Enquanto o primeiro é bestializado pelos valores, desejos e inclinações da carne, sendo frio e calculista, capaz das maiores atrocidades para conseguir o que quer. O cidadão do Reino de Deus tem um padrão, um perfil, uma escala de valores que anda na contramão do mundo como vimos no parágrafo anterior.  Esse segundo grupo citado mesmo representando uma minoria, é o que ainda torna o mundo habitável, suportável, porque é sal, perfume e luz no meio de uma geração pervertida e corrupta, que jaz nas trevas. Que possamos engrossar as fileiras desse grupo em nome de Jesus Cristo! Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...