segunda-feira, 15 de abril de 2024

Meditação/Nadia Malta/QUE OBSERVEMOS ATENTAMENTE E PRATIQUEMOS A LEI PERFEITA!

 QUE OBSERVEMOS ATENTAMENTE E PRATIQUEMOS A LEI PERFEITA!

“Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus. Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los. Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer. Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum! A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo”.Tiago 1. 19-27.                                              


A linguagem de Tiago é direta e pastoral. O autor tinha em mente os cristãos fiéis que passam por provas e testes de Deus, com o fim de serem exemplo de uma “religião pura”. Ele também foca os que se dizem cristãos, mas na verdade são carnais e egoístas, a esses Tiago repreende com vigor. O texto lido fala a cerca da prática da Palavra de Deus, não como um cumprimento mecânico de regras pesadas, mas como um alvo a ser atingido, se quisermos alcançar a bem-aventurança tão desejada. A Palavra de Deus é chamada por Tiago de Lei Perfeita, Lei da Liberdade. Mesmo à despeito das loucuras apregoadas em nossos dias em termos teológicos, há muita gente séria e comprometida com Deus, que têm sofrido dores de parto para que Jesus Cristo seja plasmado nos corações daqueles que se dizem cristãos. Há muitos joelhos que não se dobraram aos baalins pós modernos. Estamos vivendo um momento onde as pessoas anseiam por resultados. Todos querem ser bem sucedidos. Aliás, produtividade tem sido palavra de ordem nos tempos atuais.  Todos buscam meios mágicos para sair das dificuldades. E muitas igrejas ditas cristãs prometem estes meios à custa da boa fé dos tolos.

A religiosidade pode mudar a aparência de uma pessoa, enquanto o relacionamento íntimo com Jesus muda o caráter, a essência dessa pessoa, repercutindo em todas as áreas de sua vida: espiritual, emocional e física. Ela não quer mais as coisas do trato passado, porque foi esvaziada delas, não por uma exigência religiosa ou eclesiástica, mas por um novo nascimento, pela regeneração do seu espírito morto. Tiago aponta aqui quatro passos práticos da Palavra de Deus para uma vida de bem-aventurança: Primeiro Passo: Precisamos Ser prontos para ouvir; tardios para falar; tardios para nos irar; Segundo Passo: Precisamos nos esvaziar de toda impureza e acúmulo de maldade e nos encher da Palavra de Deus; Terceiro Passo: Precisamos nos Tornar praticantes dessa Palavra acolhida com mansidão no coração; E Quarto Passo: Precisamos considerar (examinar) atentamente na Lei Perfeita, Lei da Liberdade.

O Que Tiago nos ensina aqui? Precisamos aprender a ouvir, aprender a calar, aprender a controlar a nossa ira. Precisamos nos despojar daquilo que faz parte da velha natureza, como toda a impureza e acúmulo de maldade. Precisamos acolher com mansidão a Palavra em nós implantada. Precisamos considerar atentamente na Lei Perfeita, na Lei da Liberdade de forma perseverante, como um operoso praticante, não como um ouvinte negligente. Se somos operosos praticantes da Palavra de Deus precisamos aprender a refrear a nossa língua. Cuidado com as murmurações. Todo murmurador é um ingrato! Como praticantes dessa Lei Perfeita precisamos ser canais da multiforme graça de Deus, sem tentar roubar o mérito do Cristo na vida do outro. Ajudemos apenas como canais da multiforme Graça de Deus. Tenhamos a consciência que aquela pessoa precisa aprender a depender de Deus e não de homens.  Essa é realmente a verdadeira e pura religião. Precisamos nos guardar a nós mesmos incontaminados do mundo. Quando agimos assim seremos bem-aventurados no que realizarmos. Que nos apliquemos a esse aprendizado! Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...