sexta-feira, 5 de abril de 2024

Meditação/Nadia Malta/ENTREMOS PELA PORTA ESTREITA!

 ENTREMOS PELA PORTA ESTREITA!

Entrai pela porta estreita (larga é a porta e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela”. Mt. 7.13,14.

                                                                                


 O Espírito de Deus continua ministrando sobre o cuidado que devemos ter com uma religiosidade de superfície, voltada apenas para uma vida de facilidades. Para ilustrar isso Jesus apresenta aqui a metáfora das duas estradas que estão sempre à nossa frente. Podemos sempre escolher, uma ou outra. Esses dois caminhos ou portas podem ser reconhecidos em tudo que fizermos. Quanto mais exercitarmos uma espiritualidade alicerçada na Rocha, mais teremos a possibilidade de nos livrarmos dos engodos apregoados pelos lobos roubadores à nossa volta. Mesmo os servos mais consagrados, em determinado momento da vida foram tentados a optar pela porta larga que conduz ao caminho espaçoso. Graças a essas experiências, podemos vigiar e evitar adentrar essa porta e percorrer esse caminho. As exortações de Jesus em relação à oração e a vigilância, nunca foram tão apropriadas e pertinentes quanto em nossos dias. Não gostaria de me referir ao leque de ofertas que o mundo tem para oferecer, mas gostaria de chamar a atenção para a interpretação espúria do evangelho feita por muitos falsos mestres e profetas da atualidade, que se aproveitam do desespero e da ganância dos tolos para prometer um caminho de facilidades.

O que Jesus nos ensina aqui? Ele estabelece o contraste entre as duas portas e os dois caminhos. Vejamos: Primeiro A Porta estreita/o caminho apertado que conduz para a vida. Esse é  o caminho da entrega absoluta; O caminho da renuncia; da abnegação. Da santidade de vida; da retidão; do não conformismo com o mundo, mas da renovação da mente pela santa Palavra de Deus. É o caminho da minoria; dos marginalizados por causa da fé; A conversão genuína muda histórias e inclinações, porque as velhas coisas passam e tudo se faz novo. As velhas coisas passam porque experimentamos a transformação radical em nosso espírito, que é recriado pelo Espírito de Deus. E isso fala de interioridade. Em segundo lugar vem  a Porta Larga/ O caminho espaçoso que conduz para a perdição. O caminho que conduz ao inferno; a perdição; a morte eterna que é a eterna separação de Deus. O texto diz que muitos passarão por ele. A absoluta maioria opta por esse caminho de prazeres e facilidades. Esse é o caminho do descompromisso; da religiosidade de superfície, das exterioridades. Das igrejas-mercado. Dos consumistas da fé. Do toma lá da cá espiritual. Enquanto o caminho anterior têm poucos freqüentadores, este é bem freqüentado.

O que o texto em síntese nos ensina? Há sempre tempo, enquanto estamos vivos, de fazer mudanças efetivas em nossas vidas. Crer também é pensar. Abramos mão das escolhas aparentemente vantajosas que podem conduzir ao inferno. Prefira a estrada apertada e a porta estreita que conduzem à vida eterna. Essa é a estrada da busca incessante de Deus em oração, do discipulado coerente e lúcido na Palavra de Deus; da fé que vai às ultimas conseqüências.  Jesus nos chama a uma vida de plenitude, mas não sem lutas. Cabe a nós escolher qual porta seguir. Os que conseguem atravessar o lago da superficialidade, das facilidades, das exterioridades e até mesmo do igrejismo religioso cheio de regras farisaicas e imposições, alcançam a margem, cujo alicerce é a Rocha Eterna. ROCHA ETERNA, PORTA, CAMINHO, VERDADE E VIDA convergem numa única pessoa: JESUS, O CRISTO de Deus! O mundo é uma porta, mas só Jesus é a PORTA! Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...