quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Meditação/Nadia Malta/A ORAÇÃO DO JUSTO PODE MUITO EM SUA EFICÁCIA!

A ORAÇÃO DO JUSTO PODE MUITO EM SUA EFICÁCIA!
                                                                             
E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz”. Tiago 5:15,16.  

epístola de Tiago é considerada a mais prática do Novo Testamento. Contudo no meio de toda essa praticidade, ele encerra falando sobre oração. Tiago quer mostrar aqui que oração deve ser uma atitude prática e contínua na vida do povo de Deus em toda e qualquer situação. Caso esteja triste ore, se está alegre ore agradecendo, se está aflito, ore, se está com medo ore, se está sendo perseguido ore, se está oprimido ore, simplesmente ore, ore, sem cessar! A idéia Central aqui é ressaltar o poder eficaz da súplica do justo em toda e qualquer situação, pois a oração sincera move o sobrenatural de Deus a nosso favor. Um dos maiores privilégios do cristão é poder entrar com ousadia na presença de Deus, levando a ele as suas súplicas, demandas e ações de graças. Esse livre acesso à presença de Deus foi conquistado para nós por Jesus na cruz do calvário. O cristão maduro ora em meio às tribulações da vida, em vez de se queixar de sua situação, conversa com Deus sobre ela. A oração confiante é uma característica da maturidade espiritual.

Façamos Orações pelos aflitos. Todos nós passamos por sofrimentos, mas nem sempre as aflições são conseqüências de pecados ou castigos de Deus; às vezes são testes de fé e perseverança na oração ou simplesmente contingências de um mundo caído. O que fazer em meio a essas tribulações? Não murmurar, nem se maldizer, achando que Deus se esqueceu de nós. Devemos antes, ORAR pedindo sabedoria para compreender e enfrentar a situação. Façamos Oração pelos enfermos. Tiago não está apresentando aqui uma fórmula genérica e mágica para a cura de todos os enfermos, pois sabemos que muitas vezes Deus concede a cura, noutras, não. Deus tanto cura milagrosamente, quanto faz uso de meios humanos; ou ainda permite que seu servo conviva com a enfermidade e no meio dela glorifique o seu nome; mas em todos os casos, o nosso dever é orar sempre e nunca desistir. Ao que parece Tiago está falando aqui de um tipo de enfermidade específica decorrente de um pecado específico. Como chegamos a essa conclusão? A igreja primitiva era rigorosa na aplicação da disciplina e aos líderes cabia julgar, aplicar a penalidade e restaurar o pecador à comunhão ou não. O pecador precisava vir publicamente e confessar seu pecado, do contrário deveria ser expulso da congregação até que se arrependesse. Como essa prática deveria ser restaurada nos dias de hoje! A cura não se dá pela unção com óleo, mas pela “oração da fé”. Alguns estudiosos vêem aqui um uso terapêutico do óleo porque o verbo ungir nessas passagens tanto de Tiago quanto dos evangelhos, se refere à aplicação do azeite morno para amolecer feridas. De qualquer modo Tiago quer enfatizar a “oração da fé”, não o uso mágico do azeite. O que é a “oração da fé? É uma oração proferida quando estamos dentro da vontade de Deus.

Nem toda enfermidade é conseqüência de pecado específico, contudo a desobediência a Deus pode levar a enfermidades. Quando o pecado é confessado, há cura (física e espiritual). Façamos Oração pela nação. Tiago cita Elias como um homem cuja oração mudou o panorama da nação inteira (I Rs. 17 e 18). Destruiu um sistema ímpio. Muitos imaginam que Elias fora ouvido porque fazia parte de uma “elite espiritual” e por isso Deus respondeu tão extraordinariamente a sua oração. No entanto, descobrimos, para o nosso alívio, que Elias era um homem semelhante a nós sujeito às mesmas fraquezas, e assim mesmo orou e mudou o panorama da nação inteira. Qual o segredo de Elias, então? Elias era “um justo” (alguém que confiava em Deus e lhe obedecia).  Alguém já disse que: “Orar não é conseguir que a vontade do homem seja feita no céu; mas que a vontade de Deus seja feita na terra”. Foi isso que Elias fez e é isso que nós podemos e devemos fazer. Qual a outra característica de Elias? Orou com instância (perseverança). Eis aqui um grande segredo espiritual de vitória na oração. Orar é tudo, sempre! Por isso não pare de orar! Vamos orar com instância pela nossa nação, pelos governantes; se pode muito por sua eficácia a súplica de um só justo, o que não fará a súplica de muitos justos? Pare de reclamar da violência, da carestia, da falta de segurança, da falta de políticas públicas decentes e ore, ore, ore! O mais Deus fará! Façamos Oração pelos desviados. Embora Tiago não cite oração aqui de modo específico, ela fica implícita, visto que o contexto todo se refere a esse assunto. Assim como Deus responde as orações feitas em favor dos aflitos, enfermos e pela nação, ele também responderá o clamor pelos que se desviaram da Verdade. Oremos então pelos desviados em nome de Jesus e vamos buscar a ovelha perdida! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...