quinta-feira, 29 de março de 2018

Meditação/Nadia Malta/O CIDADÃO DO CÉU GOZA DE ALTOS PRIVILÉGIOS!


O CIDADÃO DO CÉU GOZA DE ALTOS PRIVILÉGIOS!
                                                                                               
Ele passou a ensiná-los, dizendo: Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós”. Mateus 5.2-12.                                                                        

Alguns estudiosos afirmam que se perdêssemos toda a Bíblia e só nos restasse o texto do Sermão do Monte, também chamado de Leis do Reino, que vai do capítulo cinco até o sete do Evangelho segundo Mateus, já teríamos tudo que precisamos. E mais especialmente ainda, eles chamam a atenção para o texto das Bem-Aventuranças! Gostaria de meditar um pouco sobre essas palavras preciosas do nosso Senhor! Em primeiro lugar precisamos compreender a expressão: “Bem-Aventurados”! Embora muitos a traduzam como simplesmente “felizes” uma tradução mais acurada aponta para alguém que goza de altos privilégios! Confesso que prefiro a segunda tradução, ela é mais abrangente, pois todo o que goza de altos privilégios é também feliz! Sobretudo, em se tratando de privilégios espirituais.

Aqui percebemos que o critério de Cristo é frontalmente contrário ao do mundo. O Senhor traça aqui o perfil do cidadão do Céu, mencionado pelo salmista no salmo 15. Ele começa afirmando que bem-aventurados são os humildes de espírito, pois deles é o Reino dos céus Que tipo de humildade é essa aqui? São os que se humilham diante do Senhor. Os que a si mesmos não se exaltam, não chamando para si os aplausos e os méritos. Esses entendem que tudo que são, têm e sabem vem do Senhor e só a ele dão gloria e honra! Na seqüência ele diz que bem-aventurados são os que choram, porque serão consolados. Mais uma vez perguntamos ao texto que choro é esse mencionado por Jesus? É o choro de quebrantamento pelo reconhecimento dos próprios pecados. Ele segue seu ensino dizendo que bem-aventurados são os mansos, porque herdarão a terra.  Mansidão é força sob controle. Esses se dobram ante a vontade soberana do Senhor. Bem-aventurados são os que têm fome e sede de justiça porque serão fartos, esses perseguem a santidade e a retidão!

O Senhor continua maravilhando as multidões porque falava como quem tinha autoridade, não como os escribas e fariseus daqueles dias. Ele diz: bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia. Esses são os de coração compassivo que sentem a dor do outro em seus corações e tratam de amenizá-la! Ainda há outros bem-aventurados aqui: Os limpos de coração porque verão ao Senhor, esses têm os olhos bons, não se atrevem a fazer julgamento de ninguém; os pacificadores serão chamados filhos de Deus. Esses têm e semeiam a paz, São os que tiram por menos e nunca “botam lenha” nas fogueiras nem acirram contendas! E finalmente os perseguidos e injuriados por causa do reino e do nome do Cristo, esses terão grande galardão. Aleluia!

O Senhor nos ensina o padrão do Reino. Nada que ele mesmo não tenha vivido experiencialmente! Ele é o nosso padrão, o nosso paradigma. O Senhor deseja que gozemos de altos privilégios! Perdemos os privilégios do mundo para ganhar os bens eternos! A verdadeira riqueza! São os tesouros que nem a traça, nem a ferrugem nem os ladrões podem nos tirar. Estamos todos em processo de aprendizado! Que possamos alcançar o padrão de cidadãos do Céu! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...