segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Meditação/Nadia Malta/DESVENDA OS NOSSOS OLHOS, Ó SENHOR !


DESVENDA OS NOSSOS OLHOS, Ó SENHOR !
                                                                              
Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei. Faze-me atinar com o caminho dos teus preceitos, e meditarei nas tuas maravilhas”. Salmos 119.18, 27. 

O salmo 119 é uma exaltação à excelência da Palavra de Deus. Os versículos lidos falam especificamente da necessidade de buscarmos entendimento para compreendermos a Santa Palavra de Deus. Este entendimento não é meramente intelectual, mas carece de uma revelação por parte do Senhor. Na ultima meditação falamos da necessidade urgente da igreja contemporânea buscar tanto o discernimento, quanto a sabedoria do Alto, imprescindíveis em tempos de perseguição e de certa forma até de “criminalização” do cristianismo. Os “cristofóbicos” têm se levantado com muita fúria contra nós, estejamos atentos! É imperativo buscar a revelação de Deus nas situações que nos cercam, perceber o que está verdadeiramente por trás de cada situação que nos assola. E a partir daí agir com sabedoria. Nunca se viu tanto cristão sem saber discernir a mão direita da mão esquerda como os habitantes de Nínive dos dias do profeta Jonas. Que o Senhor em sua graça nos conceda espírito de sabedoria e de revelação para não envergonharmos o seu nome.

O salmista no texto lido faz dois pedidos, os quais todos nós precisamos ter constantemente em nossos lábios. Primeiro Pedido: Que os seus olhos sejam desvendados para que ele possa contemplar as maravilhas da Lei do Senhor; Segundo Pedido: Ele pede para atinar com o caminho dos preceitos de Deus para que ele possa meditar nas suas maravilhas. Desvendar= revelar, descobrir, discernir. O que a Palavra diz sobre isto? Vejamos alguns textos. Na oração de Salomão ele pede: “Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois, quem pode governar este teu grande povo?”. 1 Reis 3:9; o Apóstolo Paulo diz: “Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente  1 Coríntios 2:14; “Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal”. Hebreus 5:14.

Atinar significa não só compreender, mas saber aplicar (Sabedoria). Vejamos o que a Palavra do Senhor diz sobre isto: “Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento” Provérbios 2:6; “A boca do justo profere sabedoria, e a sua língua fala conforme a justiça” Salmos 37:30; “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!” Salmos 111:10; “Prefiram a minha instrução à prata, e o conhecimento ao ouro puro, pois a sabedoria é mais preciosa do que rubis; nada do que vocês possam desejar compara-se a ela” Provérbios 8:10-11; “Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida. Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável. O homem sábio é poderoso, e quem tem conhecimento aumenta a sua força” Provérbios 24:3-5; Como obter sabedoria e discernimento! Tiago responde “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento” Tiago 1:5-6. Qual a conseqüência de se obter Sabedoria e discernimento? “Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria. Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. Esse tipo de "sabedoria" não vem do céu, mas é terrena, não é espiritual e é demoníaca. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males. Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera” Tiago 3:13-17. Clamemos por discernimento e sabedoria, deixemos de lado um pouco as nossas necessidades físicas e materiais e nos apliquemos nesse clamor. A sabedoria que vem do Alto é pura e nos faz andar de forma pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia, frutífera, imparcial e sincera. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...