quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Meditação/Nadia Malta/CRESÇAMOS NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DE DEUS!


CRESÇAMOS NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DE DEUS!
                                                  
Sem mais, irmãos, despeço-me de vocês! Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês”. II Coríntios 13.11. 

Vivamos de maneira coerente com a Palavra de Deus e a vocação para a qual fomos chamados. O texto lido apresenta, na verdade as palavras de despedida do apóstolo Paulo aos cristãos de Corinto. Ele aqui aproveita a ocasião para trazer conselhos oportunos àqueles irmãos, visto que a igreja passava por muitos problemas, especialmente de ordem relacional. No versículo 5 deste capítulo Paulo diz: “Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não, é que já estais reprovados”. Palavras duras, mas extremamente oportunas também para o tempo de hoje. Paulo aconselha que aqueles irmãos amadureçam na fé. Os que estão na fé salvífica têm o Espírito Santo e produzem frutos dignos de arrependimento. Quando leio uma palavra como esta, estremeço.  Tremo e temo ao olhar as nossas posturas como cristãos professos. Será que muitos de nós não reconhecemos que estamos em Cristo? E como diz o apóstolo no versículo já citado: “Se não, é que já estais reprovados!”. Misericórdia! Ainda falando de avivamento, que possamos despertar para um caminhar de modo digno do Senhor nas mínimas coisas. Definitivamente a terra não é nosso lugar! Atentemos para os conselhos do apóstolo Paulo.

O apóstolo se despede daqueles irmãos trazendo quatro conselhos na forma de ordenanças e a conseqüência da obediência a eles. Primeiro Conselho: “Aperfeiçoai-vos”: (Amadurecei). Vejamos ainda o que dizem outras escrituras: Salmo 18.32: “Ele é o Deus que me reveste de força e torna perfeito o meu caminho”.  João 17.17: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”. Hebreus 13.21: “Os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele, e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém”. Segundo Conselho: “Consolai-vos”; Em I Tessalonicenses 4.18 Paulo traz mais luz ao assunto dizendo: “Consolem-se uns aos outros com estas palavras” ou seja, (Sejam sensíveis a dor do outro). Terceiro Conselho: “Sede do mesmo parecer” (Andai em unidade); Falando aos Efésios 3, 13, Paulo completa: “Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo”.

Quarto Conselho: “Vivei em paz!”. Outros textos falam sobre isso mais pormenorizadamente. Vejamos: Paz com os outros - Marcos 9.50: “O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros”.  Romanos 12.18: “Façam todo o possível para viver em paz com todos”. Paz com Deus - Romanos 5.1,2: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus”.  Paz no proceder – I Pedro 3.11: “Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança”. Paz em meio às tribulações da vida – João 16.33: "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". O que o texto nos ensina? O povo de Deus precisa fazer a diferença no mundo árido, precisa ser sal, luz e perfume. A obediência aos conselhos paulinos de buscar o amadurecimento espiritual, de consolar uns aos outros, de andar em unidade e viver em paz em todas as circunstâncias, nos leva a conseqüência ou o desfrute da promessa de Deus: “E o Deus de amor e de paz estará convosco”.  Amém! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...