terça-feira, 13 de agosto de 2019

Meditação/Nadia Malta/SOSSEGUEMOS: O ESPÍRITO SANTO ESTÁ INTERCEDENDO POR NÓS!


SOSSEGUEMOS: O ESPÍRITO SANTO ESTÁ INTERCEDENDO POR NÓS!
                                                                               
 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou”. Romanos 8:26-30.              

Romanos, é chamada de a epístola das grandes conversões.  O texto lido está inserido nesse contexto e trata particularmente da assistência e intercessão do Espírito Santo, nos momentos onde nos encontramos mais fragilizados e fustigados pelas oposições do mundo, do Diabo e da carne. Esse texto traz como ideia central o grande alento que todos os crentes recebem quando são assistidos pelo Espírito Santo em meio às grandes lutas, sobretudo, e especialmente quando enfrentam momentos de aparente silêncio de Deus.  Quando parece que fomos abandonados pelo Senhor, na verdade são os momentos em que ele se faz mais presente, nos assistindo em nossa fraqueza.

Paulo em sua carta aos coríntios fala da experiência da consolação de Deus em meio a uma situação de prova em que ele desesperou da própria vida. Ali ele diz que experimentou a consolação de Deus para consolar a outros que passam pelos mesmos sofrimentos. Note que ele enfrentou uma tribulação tão grande que chegou a desesperar da própria vida. Por que então, Paulo não comete um ato extremo naquela ocasião? Certamente porque contou com a ação intercessora do Espírito Santo ao seu favor! Há momentos em que enfrentamos uma intensa solidão espiritual, e achamos que fomos esquecidos até pelo próprio Deus e é exatamente nessas ocasiões que não encontramos forças nem para orar, que contamos com a maior das intercessões: A intercessão do Espírito de Deus por nós. Quando o Senhor Jesus Cristo nos prometeu que não nos deixaria sozinhos, ele disse que enviaria outro Consolador semelhante a ele mesmo para estar para sempre conosco.  Quando enfrentamos oposições, simplesmente por sermos servos de Deus, aí contaremos com a assistência efetiva do Espírito Santo ao nosso favor. Nos momentos de fragilidade, quando nos sentimos sozinhos e não temos forças nem para orar ao Senhor, há alguém que faz isso por nós: O Espírito Santo. Nesses momentos em que contamos com a assistência do Céu, são momentos de intensa oposição dos três inimigos do cristão: o mundo, o Diabo e a carne.

Essas lutas enfrentadas são permitidas por Deus para um fim glorioso não existe acaso nos planos perfeitos de Deus.  Tudo que nos sucede, serve de instrumento de transformação de Deus em nossas vidas. Através das dificuldades e dos sofrimentos, o caráter de Cristo vai sendo impresso, plasmado em nós. Nós vamos sendo conformados à imagem de Cristo. A obra da salvação está completa na vida de todos nós. A graça de Deus nos alcançou para salvação. Fomos predestinados para sermos conformes à imagem de Jesus; não é de se admirar que enfrentemos tanta oposição por parte de nosso adversário. Finalmente o texto diz que fomos glorificados (o curioso aqui é que o verbo está no passado) a obra de Deus em nós está consumada; embora essa glorificação não tenha acontecido dentro do tempo presente, da forma como o conhecemos, ela já é uma realidade no mundo espiritual. Assim, sosseguemos, pois o Santo Espírito intercede por nós! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...