segunda-feira, 9 de abril de 2018

Meditação/Nadia Malta/FAÇAMOS AQUIETAR A NOSSA ALMA!


FAÇAMOS AQUIETAR A NOSSA ALMA!

Senhor, o meu coração não é orgulhoso e os meus olhos não são arrogantes. Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim. De fato, acalmei e tranquilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança. Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, desde agora e para sempre”! Salmos 131:1-3.                                  

Quanto mais exigentes em relação às expectativas da vida, mais ansiosos nos tornamos. O interessante é que vivemos tempos em que as pessoas andam as voltas com tantos teres e haveres, que parecem nunca atingirem um nível de satisfação! A alma humana é exigente, apressada e cheia de inquietações. Ainda bem não se consegue algo, já se pleiteia outras coisas “grandiosas”, perdendo de vista a gratidão pelo que se conquistou. E olhe que não estamos aqui falando de estagnação ou mediocridade, mas de domar a alma exigente e insatisfeita. Será que precisamos de tudo pelo qual ansiamos tanto ao ponto de adoecer?  Outro dia li uma frase que dizia: “Rico não é quem tem muito, mas quem precisa de pouco para viver”, desconheço a autoria, mas ela encerra uma grande verdade! Perfeito! É exatamente disso que estamos falando aqui!

O salmista aqui parece ter conseguido descobrir o segredo para um viver sem as agonias tão destruidoras dos tempos modernos! Ele aprendeu a fazer sossegar a sua alma! Ele faz algumas afirmações que precisamos prestar atenção! Primeiro ele Declara a sua humildade ao dizer: “Senhor, o meu coração não é orgulhoso e os meus olhos não são arrogantes. Domar o coração enganoso e os olhos cobiçosos não é tarefa fácil, mas é o primeiro passo para o reconhecimento dos nossos defeitos e nos colocar na completa dependência do nosso Pai Celestial. O orgulho é o pai de todos os pecados!

Na seqüência o salmista afirma: “Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim. Noutra versão diz: “Não ando à procura de grandes coisas nem de coisas maravilhosas demais para mim”. Do que ele está falando afinal? Aqui se trata de reprimir ou domar a alma exigente com seus caprichos que estão longe de ser verdadeiras necessidades. Só a alma satisfeita em Deus consegue silenciar, sossegar seus anseios! Viver um dia de cada vez é um grande desafio para o servo de Deus!

O rei salmista fecha o seu poema revelando que conseguiu fazer a sua alma se aquietar. Ele diz: De fato, acalmei e tranqüilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança. Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, desde agora e para sempre”! E quanto a nós? Creio que só alimentados em Deus podemos ficar satisfeitos e encontrar a verdadeira quietude interna de que tanto precisamos! O cerne desta mensagem é um combate ferrenho e sem tréguas à ansiedade que tanto nos tem abalado. A palavra de Deus está cheia de exortações quanto a isso! Jesus e seus discípulos não pouparam advertências neste sentido! Aquietemo-nos, pois basta a cada dia o seu próprio mal! Ponhamos a nossa esperança no Senhor! Façamos aquietar a nossa alma! Nadia Malta  http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...