ESTUDO BÍBLICO: MANDAMENTOS DA MUTUALIDADE
Introdução: Quando nos debruçamos sobre a Bíblia Sagrada percebemos que há uma preocupação do Senhor em nos conduzir sempre em comunhão e unidade uns com os outros. Aliás, comunhão (koinonia) é uma das colunas de sustentação da igreja juntamente com a Palavra e a Oração. Jesus veio para nos reconciliar com o Pai e deseja que andemos em unidade uns com os outros. Não há nada que entristeça mais o coração do Pai do que o litígio entre irmãos. O Senhor nos outorgou responsabilidade uns para com os outros. Embora relacionar-se seja atritar-se, não no sentido de contenda, mas no sentido de aprendermos a conviver com as diferenças, Deus deseja que andemos em paz. Ele diz “se possível quanto depender de vós tende paz com todos os homens” - Rm.12.18
Encontramos nas Escrituras os mandamentos da mutualidade, que se referem basicamente ao cuidado que devemos ter uns com os outros. É muito comum encontrarmos irmãos brigando com irmãos dentro dos redutos cristãos por causa de doutrina, cargos e ministérios. Não podemos esquecer que estamos unidos pelo vínculo da cruz e o amor com que nos amamos uns aos outros testifica do amor que devotamos ao Senhor. Reflitamos sobre o que disse Agostinho: “No que é essencial, unidade; no que não é essencial, liberdade e em todas as coisas, caridade”.
Mandamentos Positivos:
- Amai-vos uns aos outros – Jo.13.34; 15.12,27; Tg.2.8; Gl.5.14
- Acolhei-vos uns aos outros – Rm. 15.7
- Saudai-vos uns aos outros – Rm. 16.16; II Co 13.12; I Pe 5.14
- Tende igual cuidado uns pelos outros – I Co.12.24,25
- Sujeitai-vos uns aos outros – Ef.5.18-21
- Suportai-vos uns aos outros - Ef.4.1-3
- Confessai vossos pecados uns aos outros – Tg.5.16
- Perdoai-vos uns aos outros – Ef.4.31,32
Mandamentos Negativos:
- Não julgueis uns aos outros – Rm.14.13
- Não faleis mal uns dos outros – Tg.4.11
- Não vos inquieteis uns com os outros – Tg. 5.9
- Não vos devoreis – Gl.5. 14,15
- Não vos provoqueis uns aos outros – Gl.5.25,26
- Não mintais uns aos outros – Cl.3.9,10
- Não tenhais inveja uns dos outros – Gl.5.25,26
Aplicação Prática: Depois de ler cada uma das referencias bíblicas propostas no presente estudo, escreva as suas impressões sobre o que leu e faça uma avaliação de como você tem se relacionado com os seus irmãos em Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário