ENTREMOS NO SANTO DOS SANTOS PELO SANGUE DE JESUS!
“Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”. Hb 10.19-25.
Os cristãos hebreus a quem
foi dirigida esta epístola, eram inclinados a observar um complexo ritual para
se dirigirem a Deus. De certa maneira eles ainda tinham um ranço dos velhos
rituais da Antiga Aliança e queriam infiltrá-los no Novo Caminho. As velhas
práticas da Lei não cabem no novo Caminho, ou seja, “os velhos rituais da lei
são incompatíveis com a liberdade da graça”.
Nenhum adorador sob a Antiga
Aliança teria ousadia para entrar no Santo dos Santos do Tabernáculo. Até mesmo
o Sumo Sacerdote só podia entrar uma vez por ano e assim mesmo com uma corda na
cintura e guizos (espécie de campainhas) nas vestes, pois se algo lhe
acontecesse lá dentro, ninguém poderia ir tirá-lo, ele tinha que ser puxado
pela corda para fora do Lugar Santíssimo. Havia um véu espesso que separava o
santuário do Santo dos Santos. Aquele véu simbolizava a separação entre o povo
e Deus. Somente pela morte de Cristo é que esse véu foi rasgado de alto a
baixo, abrindo acesso do crente a Santa Habitação de Deus. Jesus é a Porta de
acesso ao lugar Santíssimo. Por meio dele podemos sim pleitear com ousadia as
nossas próprias causas junto ao Trono da Graça. O adorador da Antiga Aliança
entrava na presença de Deus representativamente por intermédio de um Sumo
sacerdote humano.
O adorador da Nova Aliança
entra na presença de Deus através de Jesus Cristo o Novo e Vivo Caminho. Jesus
Cristo é o Sumo Sacerdote Celestial que abriu acesso à presença do Deus
Altíssimo através do seu próprio sangue derramado de uma vez por todas, para
justificação de todo aquele que nele crê. As palavras-chave desta epístola são
esperança e perseverança. Esperança na segunda vinda de Cristo e perseverança
no Caminho. O próprio Jesus Cristo em nós é a esperança da glória. O texto nos
traz três convites e uma e uma
exortação: Primeiro Convite: “Aproximemo-nos”; Segundo Convite: “Guardemos
firmes a confissão da esperança”; e Terceiro Convite: “Consideremo-nos uns aos
outros”. A exortação: “Não deixemos de congregar”. Gostaria de fazer aqui uma
observação com relação a essa aproximação de Deus. Temos visto hoje uma
tentativa de trazer para o seio da igreja práticas que tentam anular o
sacrifício da cruz. Quem pode se aproximar do lugar Santíssimo? O lavado e
remido pelo sangue de Jesus. Como ele se apresenta? Com sincero coração; Plena
certeza de fé; Com o coração purificado de má consciência; e com o corpo lavado
com água pura – aqui fala do batismo como um sinal exterior da Nova Aliança.
Os cristãos a quem foi
dirigida esta epístola estavam sendo tentados a abandonarem a sua confissão de
fé em Cristo Jesus e voltar aos velhos ritos judaicos. A grande ênfase desta
epístola é a gloriosa esperança da Segunda Vinda de Cristo. O cristão que
deposita a sua esperança em Cristo e confia na fidelidade de Deus não vacila. Em
vez de olhar para trás como Israel sempre fazia, devemos olhar para frente na
direção do Autor e Consumador de nossa fé. JESUS CRISTO VOLTARÁ por que
prometeu, e “quem fez a promessa é fiel” para cumpri-la. Esperança e
perseverança andam juntas. A comunhão com Deus não deve ser egoísta. Alguns
cristãos vacilantes se afastavam da comunhão, por antipatias pessoais, assim
como acontece hoje. A igreja de Jesus
Cristo na terra “não é um museu de santos, mas um hospital de pecadores”, onde
todos nós estamos convalescendo de uma doença letal chamada pecado. A grande
ênfase aqui é para o fato de não haver cristão solitário. “Há varias coisas que
não podemos fazer sozinhos; ser cristão é uma delas”. Ovelha solitária vira
sanduíche de lobo. Jesus está voltando diz a Palavra de Deus e é testificado
por todos os acontecimentos mundiais. Ele quer encontrar um Corpo bem ajustado,
em pleno funcionamento, não membros autônomos amputados da comunhão dos santos!
Membro amputado entra em decomposição. Nadia Malta
Nenhum comentário:
Postar um comentário