O SENHOR CONTINUA PROCURANDO VERDADEIROS ADORADORES! Jo. 4.23
Objetivo: Levar os ouvintes a refletir sobre a razão pela qual o Senhor procura verdadeiros adoradores.
Ideia Central do Texto:
O texto lido está inserido no contexto do encontro de Jesus com a mulher samaritana. O diálogo do Senhor aqui, com esta mulher é sem dúvida, um dos mais lindos e ricos registrados nas Sagradas Escrituras.
Este diálogo é revelador, pois fala do cerne do relacionamento com o Senhor que é a adoração verdadeira, bem como da procura de Deus por verdadeiros adoradores.
Introdução:
Vivemos em um mundo onde as pessoas se prostram com facilidade diante de tudo que consideram objeto de culto, até fabricam seus próprios deuses. O pior é que fazem isto, sinceramente equivocadas. A grande pergunta retórica aqui é: Por que o Senhor procura verdadeiros adoradores? A resposta a esta pergunta certamente é: Porque existe os falsos adoradores.
O Senhor é o mesmo e continua ministrando a corações receptivos a sua Santa Palavra, ele continua procurando adoradores verdadeiros que o adorem em espírito e em verdade.
Fomos criados para o louvor da glória de Deus. Somos primordialmente seres espirituais adoradores, por isso mesmo aqueles que estão mortos em seus delitos e pecados se prostram diante de tudo que encontram pela frente. O Breve Catecismo de Westminster diz que: “o fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre”. Enquanto este princípio espiritual não for compreendido não desfrutaremos de uma vida de plenitude. A Palavra viva de Deus é cheia de princípios que não podem ser quebrados. Estes princípios são chaves de vitória para que desfrutemos de tudo que o Senhor planejou e tem para nós. O princípio da adoração desencadeia todos os outros.
NO TEXTO LIDO JESUS FAZ TRÊS REVELAÇÕES À MULHER SAMARITANA:
- Primeira Revelação: É tempo de verdadeira adoração – v.23 a: “Mas vem a hora e já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai”:
- Segunda Revelação: A única forma de adoração que Deus aceita – v. 23b: “Em espírito e em verdade”:
- Terceira Revelação: O Senhor continua procurando esses adoradores – v.23c: “Porque são estes que o Pai procura para serem seus adoradores”:
CONCLUSÃO: Afinal, por que Deus procura verdadeiros adoradores?
- Porque a adoração genuína ao Senhor nasce de um coração verdadeiramente regenerado pelo Espírito de Deus e gera conseqüências. Quais?
- Primeira: Adoração verdadeira gera obediência, que é movida pelo amor e o desejo de servir.
- Segunda: Adoração verdadeira gera santificação, movida pelo amor e o desejo de nos tornar parecidos com o nosso Pai celestial.
- Terceira: Adoração verdadeira gera oração, movida pelo amor e o desejo de ter comunhão e intimidade com o nosso Pai celestial.
- Quarta: Adoração verdadeira gera um coração perdoador, movido pelo amor e o desejo de liberdade.
- Quinta: Adoração verdadeira gera louvor contínuo, movido pelo amor e pela gratidão ao Todo Poderoso por tudo que ele tem feito por nós, em nós, apesar de nós.
- Sexta: Adoração gera fidelidade em contribuir para a obra de Deus, movida pelo amor e o desejo de servir e de se entregar sem reservas ao Senhor, como um canal vivo de sua multiforme graça.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta – em 31.07.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário