Igreja Cristã Missionária
Betel.
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Série de Estudos em Apocalipse.
XXI Estudo: A Derrota do Dragão – Ap 12.1-18
Introdução:
No estudo anterior vimos a ação, martírio, ressurreição e
arrebatamento das Duas Testemunhas, bem como o ressoar da Sétima Trombeta e o
testemunho dos 24 anciãos. No presente estudo, teremos uma visão mais nítida do
que já fora revelado nos capítulos anteriores. O capítulo 12 mostra o poder de
Deus sobre o diabo e seus agentes. Ele tenta de várias maneiras derrotar os fiéis,
mas não consegue.
Leitura e Análise do
Texto – Ap 12.1-18
O Dragão tenta destruir o
Filho – vs. 1-6:
V. 1 – A visão de João começa com dois grandes
sinais no céu: o primeiro é uma mulher vestida de sol dando a luz a um filho.
Essa mulher simboliza a nação de Israel, o povo de Deus. Foi por meio de Israel
que Jesus veio ao mundo. – Rm 1.3; 9.4,5.
Obs. A Bíblia é um livro de tipos e figuras
representativas. Assim como Hagar e Sara eram figuras representativas das duas
alianças – Gl 4.21-31; A figura apresentada em Ap 12.1 representa a nação de
Israel, também identificada com Maria, mãe de Jesus homem. Fato esse que levou
os teólogos idólatras, numa interpretação espúria a associar essa figura com a
“senhora da conceição” numa detestável idolatria. A mulher vestida de sol ali é
uma representação da nação de
Israel, através da qual Jesus foi dado à luz segundo a carne - Mq 4.9,10; 5.2
Do mesmo jeito que não se pode divinizar as figuras do passado que serviram de
tipo para ilustrar alguma realidade de Deus, Maria também não pode ser divinizada.
V.2: A mulher achando-se grávida grita com
as dores de parto. No A. T. Israel é comparado inúmeras vezes com uma mulher, e
até mesmo uma mãe em trabalho de parto – Is 54.5; 66.7; Jr 3.6-10; Mq 4.10;
5.2,3. O mundo é comparado a uma
meretriz Ap 17.1ss (versículos seguintes); e a Igreja é comparada a uma noiva
pura – Ap 19.7ss (versículos seguintes).
V. 3 - O segundo sinal aparece no v.3: um
grande Dragão (satanás). Esta é a primeira de 12 vezes que aparece a palavra
dragão em Apocalipse.
V. 4 - O dragão arrasta com a sua cauda um
terço das estrelas para a terra. A visão nesse contexto mistura passado e
futuro numa fusão complexa para a nossa mente limitada. As estrelas mencionadas
aqui, são uma referencia a queda de Lúcifer, quando se rebelou contra Deus e
arrastou com ele um terço dos anjos – Is 14.12-15.
Vs. 5,6 –
Assim que a criança nasce satanás tenta destruí-la. Esse conflito entre satanás
e a mulher teve início no Éden. Em todo o A. T. vimos satanás tentando impedir
o nascimento do redentor. Havia sempre um “dragão” por perto esperando para
destruir Israel ou os antepassados do Messias. Houve um momento crítico que a
linhagem de Israel limitou-se a um menino – II Rs 11.1-3; Quando Jesus nasceu,
satanás usou o rei Herodes para tentar destruí-lo – Mt 2; Ele tem um ódio
terrível por todo o povo de Deus, especialmente pelos judeus e tem sido o poder
maligno por trás do anti-semitismo desde Faraó e Hamã (livro de Ester), até
Hitler e Stalin, que têm seus seguidores em nossos dias. Por fim no meio da
Tribulação haverá uma onda de anti-semitismo sem precedentes em toda a
história.
Uma Guerra no Céu – vs.
7-12:
Vs. 7, 8: “Houve
peleja no céu”: É evidente que a morte vicária de Jesus
Cristo na cruz representou a derrota de satanás e suas hostes. Ele foi
vocacionado para derrota desde o princípio – Jo 12. 31-33; Hb 2.14,15; Cl 2.15;
I Jo 3.8. Um dia ele será expulso das regiões celestes e por fim será lançado
no lago de fogo e enxofre – Ap 20.10. O que representa então, todo esse conflito
celestial descrito nesses versículos acima citados? O
fato de Miguel, esse príncipe dos exércitos do Senhor, conduzir os anjos de
Deus nessa batalha contra as hostes do mal, é significativo, pois ele tem uma
identificação com Israel, como guardião daquela nação – Dn 10.10-21; 12.1; Jd
9.
Miguel =
significa: “Quem é como Deus?”. Certamente é uma
resposta ao ataque egocêntrico de satanás a Jeovah quando disse: “serei semelhante ao altíssimo” – Is 14.14.
Como satanás não pode lançar nenhum ataque mais diretamente ao Senhor,
alguns teólogos vêem aqui nesse episódio uma possível relação ao comparecimento
dos crentes arrebatados ao Tribunal de Cristo, onde a suas obras serão
avaliadas para o recebimento de galardões - Rm 14.10-12; I Co 3.10-15; II Co 5.
10,11. Para esses teólogos
parece bastante provável que satanás se apresentará nessa ocasião para acusar
os santos, apresentando suas máculas e rugas – Ef 5.24-27. Ele se enfurecerá
quando a igreja se apresentar pura sem defeito.
O v. 9 -
diz que ele foi atirado à terra, e com ele os seu anjos caídos. A terra experimentará
um período terrível de assolação demoníaca como nunca se viu até hoje. Tudo que
se viu nessa área vai parecer brincadeira de criança, diante da dimensão da malignidade
manifestada ali naqueles dias. De
que maneira essa guerra se aplica à igreja hoje? A mesma serpente que acusa
os santos no céu, também engana as nações na terra. Uma de suas estratégias é
mentir sobre a igreja. Os ardis do inimigo levam os líderes das nações a se unirem contra Jesus e seu povo. Note
que nunca se viu tanto escândalo envolvendo a igreja como em nossos dias –
Sl 2; At 4.23-30. Qual o grande
antídoto para essa oposição? Fidelidade absoluta a Cristo e unidade (comunhão)
entre os membros do Corpo de Cristo. A igreja unida é indestrutível, por isso
ele tenta quebrar a comunhão entre irmãos, semeando contendas.
Vs. 10-12: O anuncio da vitória
ressoa pelo céu. A
alegria do céu não será compartilhada pela terra. Haverá um sofrimento intenso
para o mundo. É possível que parte do 3º “Ai” seja a
expulsão de satanás das regiões celestes e a permissão para mostrar a sua fúria
na terra. Note
que até aqui todas as investidas do diabo foram mal sucedidas. Ele investiu
contra o Filho da mulher e perdeu; pelejou contra Miguel e perdeu; quis
alcançar a mulher, não conseguiu. O que
mais ele pretende? Será que ele não desiste nunca? Será que ele não entendeu
ainda que é um perdedor?
O Dragão agora volta-se
contra a Mulher – v.s13-18:
Obs. Encontramos aqui a
terceira cena desse drama: a ira de satanás na terra – vs.13-16:
Sabendo que seu tempo é curto e que não tem mais acesso ao
céu, sua ira volta-se para a terra. Ele
volta-se contra a Mulher (o povo de Deus) e cria uma nova onda de
anti-semitismo (ódio e perseguição aos judeus). O desejo dele é destruir a
nação de Israel, especialmente porque percebe que se aproxima a 2ª Vinda do Messias para estabelecer seu
Reino prometido. A figura usada aqui das “asas da grande Águia” é uma figura metafórica que representa a
proteção de Deus ao seu povo. Vimos essa figura em outras passagens: Êx 19.4 e
também usada como figura de consolação em Is 40.31. A Mulher (o povo remanescente) foi levada sobre as asas da águia
para o deserto. Deserto é lugar de aprendizagem, de prova, mas também lugar de
proteção. Confiados no Senhor, o povo se
esconde em Deus – Cl 3.3. O rio
mencionado aqui pode ser outra figura de linguagem simbolizando um tipo de
perseguição ao povo de Deus: a expansão do ódio de satanás ou ainda pode
simbolizar exércitos que se levantam para invadir Israel. Nesse caso, o fato da
terra se abrir, pode perfeitamente ser um terremoto literal, que Deus enviará
para engolir os invasores.
O Dragão persegue os
descendentes da Mulher – vs. 17,18:
A fúria do
dragão aumenta, quando ele percebe que o alvo de seus ataques está protegido. Deus guarda um remanescente, alem dos
144.000 selados. Qual o propósito?
Ninguém sabe. Tudo que se possa dizer
aqui é só especulação. A ultima metade da tribulação será um tempo de angustia para Jacó – Jr 30.7 – O
inimigo declarará guerra aos santos na terra e Deus permitirá que tenha uma
vitória temporária, mas por fim será derrotado – Ap. 13.7
Textos para serem lidos
durante a semana:
Seg. Mt 5; Ter.
Mq. 4; Qua. Mq 5; Qui. Dn
8; Sex. Jr 51; Sáb. Fp 2
Versículo
para memorizar: “Eles o venceram por causa do sangue do cordeiro e por
causa da palavra do testemunho…” Ap 12.11a
Bibliografia:
Bíblias de Estudo: Shedd; Anotada; Pentecostal; e Genebra; Comentário Bíblico
Expositivo – Warren W. Wiersbe; Apocalipse - O Futuro Chegou – Hernandes Dias
Lopes; Estudo em Apocalipse – Dennis Allan
Estudos em Apocalipse/Compilação/Pra. Nadia Malta – nadiamalta@hotmail.com
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