O DESAFIO DE PERMANECER FIRME NO SENHOR!
Sl. 125
Objetivo: Estimular a igreja a exercitar uma permanência firme no Senhor, apesar dos percalços da vida!
Ideia Central do Texto:
Este salmo tem uma autoria desconhecida, mas certamente foi escrito por alguém que confiava em Deus de forma irrestrita.
É provável que tenha sido escrito no tempo de Esdras e Neemias, logo após o cativeiro babilônico.
A sua ideia central é chamar os fiéis a permanecia em Deus, a exercitarem uma confiança inabalável. Aqui descobrimos que fé eficaz é aquela que nos leva a confiar incondicionalmente. A Palavra chave aqui é PERMANECER.
Introdução:
Temos ouvido falar a respeito da fé e sua eficácia em nossas vidas, porque “sem fé é impossível agradar a Deus”. Descobrimos na Palavra de Deus que se a nossa fé for do minúsculo tamanho de um grão de mostarda, seremos capazes de mover os montes que têm obstaculado as nossas vitórias. Que fé é essa? Somos chamados a confiar no Senhor. E essa confiança faz derreter os medos que nos paralisam. Descobrimos que confiança é fé em ação turbinada pela Esperança Viva, que é o Próprio Jesus, o Cristo de Deus.
E não podemos perder de vista as astúcias do nosso adversário, pois um de seus principais objetivos é minar a nossa confiança em Deus e em suas mui grandes e preciosas promessas. Para tal ele levanta fortalezas de dúvidas, preocupações e inquietações em nossos corações, essas fortalezas geram enfermidades e há muitos doentes no meio do povo de Deus. O nosso desafio? PERMANECER em Deus!
SE QUISERMOS PERMANECER EM DEUS PRECISAMOS CONFIAR NELE. QUAIS OS EFEITOS DESSA CONFIANÇA NO CORAÇÃO DAQUELES QUE VERDADEIRAMENTE A PRATICAM?
1. A Confiança mantém o Cristão firmado em Deus – VS. 1,2: “Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre. Como os montes cercam Jerusalém, assim o Senhor protege o seu povo, desde agora e para sempre”.
2. A Confiança mantém o Cristão em obediência – v.3: “O cetro dos ímpios não prevalecerá sobre a terra dada aos justos, se assim fosse, até os justos praticariam a injustiça”.
3. A Confiança mantém o Cristão em oração – v.4: “Senhor, trata com bondade aos que fazem o bem, aos que têm coração íntegro”.
4. A verdadeira Confiança mantém viva a Esperança do Cristão– v.5: “Mas aos que se desviam por caminhos tortuosos, o Senhor dará o castigo dos malfeitores. Haja paz em Israel!
CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui?
- A Confiança em Cristo não é apenas salvífica, ela deve ser manifesta também para vitória.
- A confiança em Cristo nos mantém firmados nele.
- A confiança nos mantém em obediência.
- A confiança nos mantém em oração.
- A confiança mantém viva a nossa esperança.
- Finalmente, fomos chamados para confiar em Deus de forma incondicional e para isto precisamos conhecê-Lo e nos relacionar com Ele através da pessoa de Jesus Cristo. A confiança é a chave da permanência em Deus.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 21.05.14 – www.ocolodopai.blogspot.com
Este material pode ser reproduzido para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.
Um comentário:
Amém, que benção!
É maravilhoso ser abençoado com seus esboços novamente.
Sempre edificantes. confesso que sentimos falta deles.
Deus abençoe!
Postar um comentário