EM DEUS NÃO HÁ MEIO TERMO! Js 24. 14-16
Objetivo: Conduzir o povo de Deus a renovar a sua aliança com Ele!
Idéia Central do Texto:
O capítulo 24 do livro de Josué traz as suas palavras de despedida ao povo de Israel. No contexto dessas palavras encontramos o texto lido, que é uma renovação da aliança do povo com o Deus Todo Poderoso.
O povo agora estava de posse da vitória. Acabara de entrar na Terra prometida e tudo o quanto Deus dissera, se cumpriu. Atentemos para as palavras do versículo 13 deste mesmo capítulo: “Dei-vos a terra que não trabalhastes e cidades que não edificastes, e habitais nelas; comeis das vinhas e dos olivais que não plantastes”.
Uma aliança é feita entre duas partes. Deus havia cumprido a parte dele, mas Israel aqui e acolá falhara em cumprir a sua, voltando para as práticas idólatras, aprendidas no Egito.
Introdução:
O problema da infidelidade do povo de Deus não é novo. Mesmo em nossos dias, conseguimos enxergar essa prática maligna. Como diz Jeremias em Jr 2.13: “Dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas”. Percebemos um lamento de Deus, nas palavras do seu profeta. A tendência de abandonar o Senhor é antiga.
A passagem de Josué que lemos no início, nos dá conta dessa triste realidade. Do mesmo jeito que Deus agiu no passado, age nos nossos dias, porque ELE É FIEL e não pode negar-se a si mesmo. Tudo que temos que fazer é confiar tão somente nele, recorrer somente a ele e esperar inteiramente nele, esta é nossa parte na aliança.
A nossa responsabilidade como povo escolhido por Deus, implica em três atitudes, das quais não podemos fugir:
- Temer ao Senhor – v.14a
- Servir ao Senhor somente – vs. 14b e 15a
- Escolha ao Senhor – v. 15b
CONCLUSÃO: O que o Senhor está requerendo de nós hoje?
- Precisamos restaurar o temor do Senhor em nosso coração, que é o princípio da sabedoria. Pense nisso sempre que tiver que sair e entrar; ir e vir; deitar e levantar; comprar e vender; trabalhar e se divertir – lembre-se: não há um só lugar em que possamos nos esconder de Deus.
- Afinal, a quem queremos servir? Será que verdadeiramente temos servido ao Senhor com integridade e fidelidade de coração?
- Faça como Josué, decida-se hoje, ratifique a sua aliança com o Deus Todo Poderoso e diga: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor!”.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta – em 22.05.14 - www.ocolodopai.blogspot.com
Este material pode ser utilizado e reproduzido para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário