DESGRAÇA TRANSFORMADA EM GRAÇA! Jo. 8.1-11
Objetivo: Estimular pelo poder do Espírito Santo os ouvintes a tirarem suas vestes sujas diante do Senhor.
Ideia Central do texto (ICT):
O texto lido mostra os religiosos da época de Jesus armando uma cilada para fazê-lo tropeçar na Lei de Moisés e terem algo para acusá-lo.
Jesus conhecendo-lhes os pensamentos e intenções do coração reverte aquela situação numa das mais pungentes oportunidades de manifestação da graça perdoadora de Deus.
Introdução:
Cada vez mais me convenço que é desejo de Deus curar as nossas feridas mais profundas, pela Palavra que ele tem pregado. Se formos a ele com sinceridade de coração deixando cair todas as máscaras e nos desnudando completamente diante de sua soberana presença. Por que muitos não alcançam a cura? Talvez por não saberem como lidar com a culpa. Pecar é facílimo em todos os sentidos, o difícil é lidar com a culpa.
O sentimento de culpa é uma das forças mais poderosas que existe, chegando a ser destrutivo se não for tratado. Diante da culpa as pessoas reagem das mais diversas maneiras e a Bíblia está cheia de exemplos: Escondem-se como Adão – Gn.3.11,12; Endurecem-se irremediavelmente como Caim – Gn.4.4,8,9; Fogem como Moisés – Êx. 2.11-15; Enlouquecem como Saul – I Sm. 16.16b; Comovem-se como Davi – Sl.32.1-5; Choram amargamente como Pedro – Mt. 26.75; Suicidam-se como Judas – Mt.27.2-5; Reconhecem, se quebrantam como o filho pródigo e fazem o caminho de volta para o Pai – Lc.15.18, 19.
Você já experimentou o poder libertador da confissão? Em Pv. 28.13 diz assim: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que confessa e deixa alcançará misericórdia”. Reconhecer e confessar diante de Deus e se necessário diante da pessoa ofendida nos coloca no centro da promessa de Deus em Rm. 8.1: “Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. E ainda em (Miquéias) Mq. 7.18,19: “Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades, e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar”. Perdoar e receber perdão gera cura e libertação!
EMBORA, O EPISÓDIO PRESSUPONHA UMA GRANDE ARMAÇÃO PARA APANHAR JESUS NALGUMA FALTA, TORNOU-SE UMA RICA OPORTUNIDADE DE MANIFESTAÇÃO DA GRAÇA PERDOADORA DO SENHOR. OLHANDO PARA A SITUAÇÃO APRENDEMOS PELO MENOS TRÊS VERDADES:
- Haverá sempre os acusadores de plantão ávidos para condenar seus semelhantes – VS. 1-6:
- A graça é perdoadora, mas é também confrontadora – v.s 7-9:
- A graça pode alcançar o pior pecador porque ela tem a medida do amor de Deus (largura, altura, o comprimento e a profundidade – Ef.3.17-19) - VS. 10,11:
CONCLUSÃO: O que você prefere, qual a sua escolha?
- A atitude dos religiosos que se achavam no direito de acusar seus semelhantes e rejeitaram o perdão de Jesus fugindo acusados pela própria consciência? Você vai fugir mais uma vez?
- Você vai começar mais um ano da mesma maneira com essa vida de desgraça, de trevas, de morte, de desonra de migalhas? E com os mesmo velhos pecados encapados achando que o Senhor não os vê?
- Ou hoje você finalmente se sentiu tocado pelo Espírito Santo e resolveu tirar as velhas roupagens e deixar que o Senhor contemple a sua nudez e perdoe seu pecado? Perdão de pecados implica em mudança de vida. Jesus diz a você hoje: “Vai e não peques mais!”.
- Aquela mulher saiu perdoada e restaurada e você como deseja sair deste lugar?
Aleluia, amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 12.01.14 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário