TIREMOS AS VELHAS MORTALHAS! Cl 3.1-17
Objetivo: Instruir a igreja a revestir-se da nova roupagem espiritual que convém à nova vida em Cristo Jesus.
Idéia Central do texto:
Esses versículos completam as exortações do apóstolo Paulo aos cristãos, para que vivam em santidade.
Paulo usa a analogia das vestes para ilustrar essa verdade. No início do capítulo três, ele traz algumas ordenanças no sentido de fazer seus leitores andarem em novidade de vida: “Buscai as coisas lá do alto” – VS.1-4; “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena” – VS.5-9; e “tornai-vos semelhantes a Cristo” – VS.10,11. Note que todos os verbos aqui nesse contexto estão no imperativo, para não dar margem a nenhuma dúvida quanto ao intento do Espírito Santo através do apóstolo. A intenção aqui é ordenar, não sugerir. “... como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida”. Rm 6.4
A idéia central aqui é: “Há uma roupa espiritual preparada para ser usada na nova vida que agora temos em Cristo”. O Senhor já nos ressuscitou, mas precisamos nos livrar das velhas mortalhas que têm nos embaraçado os passos.
Introdução:
Há um ditado popular que diz: “A roupa faz o monge”. Isso quer dizer que o modo como nos vestimos e nos portamos, fala daquilo que somos. Será que isto se aplica aos cristãos?
Biblicamente, as coisas não são tão simples assim. O Senhor requer de nós não apenas aparência exterior, mas um coração verdadeiramente transformado. Temos visto muitas facções do cristianismo perdendo tempo com usos e costumes, sem se importar realmente com o que as pessoas preservam em seus corações pretensamente convertidos.
Precisamos entender que o Senhor perscruta mentes e corações. A simples aparência “piedosa” dos homens não impressiona Deus, ele enxerga as coisas ocultas, os porões de nossas almas e as intenções de nossos corações. A palavra ainda não chegou aos nossos lábios, ele já a conhece.
Por isso, Paulo exorta seus leitores a se despirem da velha mortalha do pecado e da antiga vida e colocarem as vestes santas da nova vida em Cristo, que nada têm a ver com exterioridades. As vestes da nova vida são espirituais.
O SENHOR ATRAVÉS DO APÓSTOLO PAULO NOS DÁ DUAS ORDENS:
- Devemos nos despir da Mortalha da Velha Vida - vs.1-11:
- Devemos nos revestir de Vestes Novas VS.12-17: Que vestes são essas?
- As vestes da Graça de Deus – VS.12-14:
- As vestes da Paz de Cristo e da Gratidão – v.15:
- As vestes da Palavra de Cristo – v.16:
- As vestes do Nome de Cristo – v.17:
CONCLUSÃO: ESSE TEXTO NOS DEIXA ALGUMAS LIÇÕES PRECIOSAS:
- Se realmente ressuscitamos com Cristo, precisamos nos despir da velha mortalha do pecado e da velha vida.
- Como eleitos, santos e amados de Deus, cobertos pela graça do Senhor precisamos ser revestidos de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão e de longanimidade.
- Precisamos demonstrar esses afetos suportando e perdoando uns aos outros, em resposta a graça de Deus em nós derramada.
- O amor de Deus precisa ser em nós credencial de verdadeiros cristãos.
- Precisamos aprender a discernir a verdadeira paz de Cristo como árbitro em nosso coração e elemento identificador da vontade de Deus.
- Precisamos nos revestir da Palavra de Deus, para não nos deixar levar por qualquer vento de doutrina.
- Precisamos nos revestir do nome de Jesus, como a maior chave de vitória, poder e autoridade concedida aos eleitos, santos e amados de Deus.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 04.08.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde eu seja mencionada a fonte, e a fonte é o Espírito Santo de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário