domingo, 25 de dezembro de 2011

Sermão/Pra. Nadia Malta/BOA NOVA DE GRANDE ALEGRIA!

BOA NOVA DE GRANDE ALEGRIA! Lc. 2.10, 11


(O que é o Natal para você?)
O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o salvador, que é Cristo, o Senhor”. 

Objetivo: Levar os ouvintes a meditar sobre o real sentido do Natal.

Ideia Central do texto (ICT):
Os versículos lidos estão inseridos no contexto do capítulo dois do Evangelho de Lucas que relata o nascimento de Jesus Cristo. Até aí não percebemos nenhuma novidade, no entanto, ao garimparmos as palavras desses dois versículos anunciadas pelo anjo aos pastores, percebemos que elas respondem a pergunta inevitável nesses dias: O que realmente significa o Natal? Natal é nascimento, nascimento do Cristo, o Verbo que se fez carne, que tabernaculou para nos reconciliar com o Pai. A Boa Nova é que Deus está vivo, presente e agindo. Deus experimentou ser homem com suas dores e limitações. Ele fez isso para entender o homem do ponto de vista do homem. Por isso o Natal do Cristo é a Boa Nova de grande alegria e precisa ser festejado sempre, diariamente, cada vez que o Cristo nasce em um coração!

Introdução:
O que significa o Natal para o mundo? As respostas a essa pergunta são as mais inacreditáveis. As pessoas dizem coisas do tipo: ah, o natal é juntar a família; o Natal é comida farta; o natal é rabanada; é festa; é roupa nova; ah, é panetone. Outro dia ouvi alguém dizer: Ah, peru da sadia, aquele que apita quando fica pronto tem cheiro de natal; natal é árvore enfeitada, é papai Noel; é luz. Alguns ainda esboçaram vestígios de uma espiritualidade centrada no homem, do tipo: natal é esperança; é paz; é vida nova; é caridade. Pouquíssimos, no entanto, são os que se lembram do Senhor Jesus Cristo, a Palavra Viva de Deus, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós cheio de graça e de Verdade que mostrou a sua glória, como do unigênito do Pai, e, sobretudo desse nascimento diário como a Brilhante Estrela da alva que nasce em cada coração que o recebe, nas palavras do apóstolo Pedro em sua segunda epistola, Por isso é sempre Natal para todo que aquele que o recebe como Senhor e Salvador.

A humanidade tem vivido a cada ano um natal sem Cristo, vazio de sentido, esta é a triste realidade. Nunca se fez tão necessário os cristãos reivindicarem o lugar que é por direito do Cristo. Embora saibamos que Jesus não nasceu em dezembro, todavia, Ele nasceu e este nascimento dividiu e mudou a história da terra e pode mudar a história de cada homem e de cada mulher que habita este mundo.

OS VERSÍCULOS LIDOS NOS MOSTRAM TRÊS RAZÕES PELAS QUAIS O NASCIMENTO DE JESUS É A BOA NOVA DE GRANDE ALEGRIA PARA TODO O POVO:

  1. O Natal é a Boa Nova de grande alegria porque Jesus é o Salvador do mundo:
  • Jesus veio realizar obra reconciliadora do homem com Deus, na verdade, Ele é a manifestação visível do Deus invisível, Ele é o único Caminho que nos leva ao Pai (Jo. 14.6). Ele é a nossa Esperança. Aliás, Ele é chamado de a Esperança de Israel, tanto Israel nação como o Israel espiritual de Deus, que é a Igreja. A triste condição do homem sem Deus é morto em seus delitos e pecados, Jesus veio como salvador para restaurar o relacionamento do homem com Deus.
  • Ele veio para livrar o homem da morte eterna, que é a eterna separação de Deus.
  • O Apóstolo Paulo em Cl. 1.13-15 diz que o Senhor: “Nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação”.
  • Precisamos nos alegrar porque Jesus é o nosso Salvador. Em Jo 3.16 o Senhor diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”.
  • Esse é o primeiro motivo de grande alegria para todo o povo: Jesus veio como Salvador para reconciliar o homem com Deus. Ele disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundancia”. Jo. 10.10b

  1. O Natal é a Boa Nova de grande alegria porque Jesus é o Cristo de Deus:
  • A palavra Cristo significa Enviado, Consagrado, Ungido de Deus. Ele é o Messias prometido no Velho Testamento. Jesus é o “Rei dos Reis o Senhor dos Senhores”.
  • Ele não veio fundar uma religião, mas estabelecer um reino.
  • Todos quantos crêem nele e o recebem se tornam súditos do Grande Rei e filhos de Deus.
  • O segundo motivo de alegria para comemorarmos o natal de Jesus como a grande boa nova é que Ele é o Cristo prometido por Deus desde o princípio. Aqui Deus toma a iniciativa e vem na direção do homem. Alegremo-nos e regozijemo-nos nele!

  1. O Natal é a Boa Nova de grande alegria porque Jesus é o Senhor:
  • Jesus é o Senhor, além de Salvador e Cristo. Isto significa que toda autoridade lhe foi dada no céu, na terra e embaixo da terra. Todos os universos visíveis e invisíveis estão debaixo do seu comando soberano.
  • Jesus é o Kyrios (palavra grega que significa Senhor). É difícil uma tradução literal dessa palavra para o português, mas o sentido que mais se aproxima do original é: Aquele que tem a Autoridade Máxima e está absolutamente no controle soberano de todas as coisas!
  • Portanto Jesus Cristo, o Enviado de Deus alem de ser o nosso Salvador, Ele também deve ser recebido como Senhor da nossa vida. Nos dias de seu nascimento Cezar era o imperador de todo o império Romano (chamado de kyrios=senhor) e isso representava um jugo violento sobre todo o povo. Por isso, o terceiro motivo de grande alegria para comemorarmos o Natal é que nasceu o Verdadeiro Kyrios= O SENHOR, Aquele que possui toda a autoridade sobre tudo e todos, perto do qual Cezar ou qualquer outra autoridade terrena é reputada em nada.
  • Assim, só Jesus Cristo é digno de toda honra e de toda glória porque Ele tem toda autoridade conferida pelo Pai. Jesus demonstrou a sua autoridade como Senhor sobre as enfermidades, deformidades, sobre os espíritos malignos, sobre as tentações, sobre as situações caóticas, sobre a morte, sobre as forças da natureza, sobre as tradições. Nas palavras do profeta Isaias (9.6) é dito: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome é Maravilhosos Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da paz”.
  • Recebê-Lo como Senhor pressupõe obediência.

CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui?
  1. Embora não saibamos o dia certo do nascimento de Cristo, temos sim, motivos para celebrar esse Natal, porque Jesus nasceu!
  2. O Natal para os que não sabem é Boa Nova de Grande Alegria, porque nasceu Jesus, o Salvador, que é Cristo o Senhor!
  3. Se você já é um cristão, aleluia! Se ainda não é, tome hoje essa decisão: ofereça-se a Jesus Cristo como um presente. Convide-O para morar em seu coração e entregue a ele o Senhorio absoluto de sua vida. Que a Estrela da Alva nasça hoje em seu coração!
Aleluia, Amém!

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...