domingo, 31 de janeiro de 2016

Meditação/Nadia Malta/QUE FAZES AQUI?

QUE FAZES AQUI?

Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?”. I Reis 19.9.

                                                                                       


Todos que têm familiaridade com a Palavra do Senhor conhecem a história de Elias, o profeta do fogo. Homem de Deus cheio do Espírito Santo. Ele teve um ministério marcado pela ousadia e obediência ao Senhor. De uma só feita ele exterminou todos os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal que comiam à mesa da malvada rainha Jezabel. Uma empreitada e tanto!

Ele foi um homem de muitos combates e não se intimidava diante de autoridades e reis humanos. O único temor de Elias era ao Deus Todo Poderoso. Contudo, Tiago diz em sua epístola que Elias “era um homem semelhante a nós sujeito às mesmas fraquezas”. Em outra versão diz: “sujeito às mesmas paixões!”. Pois bem, mesmo sendo um homem de Deus comprometido com a sua obra e cheio de fé, depois de realizar um grande feito correu para se refugiar no deserto para fugir das ameaças de Jezabel. Assim somos nós, vasos frágeis nas mãos de um Deus Forte!

Como entender isto? Simples, Elias era humano. Assim como cada um de nós, que no meio de nossas lutas tendemos a esmorecer e desejar fugir e nos esconder em cavernas. Elias na sua rota de fuga teve uma das mais dramáticas experiências com o Senhor. Ele se sentia no fim da linha e acabou pedindo para si a morte. Quantos de nós não se sentem assim, desejosos de cavernas e até mesmo de partir desta vida? Cordas esticadas, prestes a se romper! Mas Deus diz: Não é o fim da linha!

Depois de ser alimentado e dessedentado pelo Senhor ele segue e entra numa caverna para passar a noite e é ali que ele ouve a pergunta retórica do Senhor: “Que fazes aqui, Elias?”. O Senhor dá a ele a chance de abrir seu coração e fazer a sua queixa. Às vezes precisamos sim, trazer ao Senhor a nossa queixa. Derramar nosso coração em sua presença. Ele ouve o nosso pesar e traz consolação ao nosso coração amargurado. Saímos revigorados de nossas cavernas. Elias se achava sozinho na situação. Como também achava que a sua missão havia acabado. Nem uma coisa nem outra. Havia mais sete mil joelhos que não se haviam dobrado a Baal. E Elias ainda tinha missão a cumprir! Se como Elias estamos numa caverna, Deus nos pergunta: “Que fazes aqui?”. Hora de sair da caverna deixar a lamentação de lado e fazer o que Deus requer de nós! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


sábado, 30 de janeiro de 2016

Meditação/Nadia Malta/QUEM CRÊ NO SENHOR PASSA DA MORTE PARA A VIDA!

QUEM CRÊ NO SENHOR PASSA DA MORTE PARA A VIDA!

“Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão”. João 5.24,25.

                                                                                  


Quando Jesus explica a sua missão ele usa as palavras dos versículos citados que são segurança para todo o que Nele crê! Os que não creem em Cristo estão mortos em seus delitos e pecados e estão encerrados em condenação eterna.

Jesus veio para reconciliar o homem com Deus. Jesus é a própria vida. Ele mesmo faz esta afirmação: “Eu Sou o caminho e a Verdade e a Vida; Ninguém vem ao Pai senão por mim!”. Ninguém pode nos conduzir ao Senhor a não ser por meio de Jesus. Ouvir a sua Palavra e crer no Senhor gera a vida eterna. Crer aqui não é o simples acreditar árido dos demônios, mas é um crer em obediência. Essa pessoa não mais entrará em juízo, pois já passou da morte para a verdadeira vida. Não há mais condenação, não há mais morte eterna. É interessante que se explique que aqui Jesus não está falando da morte física, mas da morte eterna (espiritual) que é a eterna separação da presença favorável de Deus.

Jesus ainda afirma aqui que Chegou a hora dos mortos serem vivificados por ouvirem a sua voz. Outra vez ele não está falando da morte física, mas do estado no qual estão encerrados todos os pecadores, já mencionado no parágrafo anterior. Esses mortos que ouvem a voz do Senhor serão vivificados nascerão de novo da água e do Espírito. Não passarão pela segunda morte.

É muito complicado quando ouvimos afirmações de que alguém que passou verdadeiramente por este processo vivificador de Cristo possa se perder outra vez. O sacrifício de Cristo é único, suficiente, eficaz e perfeito. Aconteceu uma vez, de uma vez por todas. Ninguém poderá arrebatar os que são Dele de suas mãos. Foi o Pai que os deu. Esses não entrarão mais em juízo, pois já passaram da morte para a vida. Por isto salvação verdadeira não se perde. Recebemos a testificação do Espírito Santo de que somos filhos de Deus! As palavras que brotam dos lábios aqui são gratidão e alívio! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Meditação/Nadia Malta/TEMPO DE LEVANTAR E ANDAR!

TEMPO DE LEVANTAR E ANDAR!

Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar”. João 5.5-9.

                                                                                   


Esta é sem duvida uma daquelas histórias que nos levam a parar e refletir. O relato é rico em detalhes e daria margem a muitas reflexões. Tenho pensado muito naquilo que tem levado as pessoas a boicotarem a própria existência! O homem da história estava enfermo por trinta e oito anos. Jazia deitado num dos pavilhões próximo ao tanque de Betesda esperando uma cura. E quando o grande dia chega ele responde a indagação de Jesus com uma lamentação: “Não tinha quem o colocasse no tanque!”. Havia uma lenda judaica que dizia que em certa hora do dia um anjo vinha e agitava a água e quem mergulhasse nela seria curado.

A culpa da desdita daquele homem era dos outros. Ele não alcançava a seu objetivo por causa dos outros. Tem sido assim com muitos de nós! O curioso é que lá na frente descobrimos que ele estava daquele jeito por causa de um pecado especifico. Nada fica oculto debaixo do céu! Jesus lhe faz uma séria advertência: “Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior”.

Jesus havia dado uma ordem: “Levanta-te toma o teu leito e anda!”. Imediatamente o homem se viu curado. Betesda significa Casa de Misericórdia. Naquele dia a própria Misericórdia encarnada é quem lhe ordenara a sair do seu estado de estagnação e paralisia. O Senhor nos quer em movimento. Nem toda enfermidade é resultado de pecados específicos, mas todo pecado gera enfermidade tanto na alma quanto no corpo. Há muitos enfermos entre nós!


O texto não revela qual o pecado daquele homem, mas uma coisa fica claro, fuxiqueiro ele era. Ingrato! Olhe como ele saiu correndo e foi contar aos judeus que fora Jesus quem fizera o milagre no sábado: “O homem retirou-se e disse aos judeus que fora Jesus quem o havia curado. E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado”. O infeliz parece que esqueceu os trinta e oito anos de sofrimento que passara naquele leito. Falamos demais! Calcamos aos pés as bênçãos recebidas. Desdenhamos de quem nos galardoou apesar de nós! Quanta cegueira, quanta paralisia no meio do povo de Deus! Tempo de levantar com o coração grato, tomar o nosso leito e seguir! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Meditação/Nadia Malta/TUDO JÁ SE FEZ NOVO! DESFRUTEMOS!

TUDO JÁ SE FEZ NOVO! DESFRUTEMOS!

 “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo”. Isaias 43.18,19.

                                                                                   


Outro dia li em algum lugar uma frase que dizia mais ou menos assim: “Excesso de passado nos deprime; excesso de presente nos estressa e excesso de futuro nos deixa ansioso!”. Na prática parece que há verdade nessas afirmações.

O Senhor falando por meio do profeta Isaías no contexto que se refere a libertação do jugo de Babilônia usa as palavras citadas no versículo desta meditação. Isto nos faz lembrar como o passado tem aprisionado a muitos em nosso meio. O apóstolo Paulo falando aos romanos diz: “Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor”. O apóstolo mencionou o presente e o futuro, mas não falou do passado. Sim, o passado é um grande vilão! Mesmo que não nos possa separar do amor de Cristo, visto que Paulo foi categórico ao afirmar que nada pode. Contudo, ele pode boicotar as nossas vitórias presentes. Deixemos o passado, não vivemos mais lá!

Encontramos em outras passagens bíblicas a mesma exortação de não nos lembrarmos das coisas antigas. As coisas velhas passaram tudo se fez novo! O Senhor não nos sugere uma amnésia, mas creio que Ele fala de abandonarmos o passado enquanto paradigma das nossas dores! Ele quer que deixemos de considerar seus espectros nocivos que tanto nos têm aprisionado. É preciso desfrutar o que temos de novo vindo da parte de Deus. Ele fez novas todas as coisas e deseja que vivamos em novidade de vida!

Aos que abandonam o passado Ele promete fazer um caminho no deserto e abrir rios no ermo! Clamemos para que o Senhor apague a memória das nossas dores. Que o Senhor visite os nossos traumas. Que eles se transformem em cicatrizes memoriais de nossas superações. O lugar da ferida é o lugar da cura para nós e para outros. Termino com a pergunta retórica do texto: “porventura, não o percebeis?”. Que o Senhor nos dê olhos que vejam! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Meditação/Nadia Malta/CADÊ OS SEMEADORES E OS CEIFEIROS?

CADÊ OS SEMEADORES E OS CEIFEIROS?
               
                                                                                            

Vocês não dizem: ‘Daqui a quatro meses haverá a colheita’? Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita. Aquele que colhe já recebe o seu salário e colhe fruto para a vida eterna, de forma que se alegram juntos o que semeia e o que colhe”.  João 4.35,36.

                                                                                          


Tem muito trabalho pela frente! Tem trabalho para semeador e para ceifeiro. Quem se habilita? Há muito a semear e muito a colher do que já foi semeado. Mas tem faltado disposição para fazer tanto uma ação quanto a outra. Cadê os trabalhadores? Os semeadores e os ceifeiros estão ocupados demais, preocupados demais com suas próprias bênçãos ou cuidando dos seus próprios interesses. E as igrejas de multidões se superlotam em busca dessas coisas! Sem frutificação não há bênção!

Como diz a letra do velho hino: “Vamos nós trabalhar, aos perdidos dizer que de Deus hoje mesmo o perdão podem ter!”. O chamado é na verdade uma santa convocação da parte do nosso Pai Celestial. Nenhum escolhido está fora da esfera desse chamado. O Senhor não prescinde de ninguém: homem, mulher, jovem ou idoso! Já estamos alistados nas fileiras do Grande General. Não sejamos soldados relapsos!

Quanto mais se aproxima a segunda Vinda do Senhor mais e mais somos arregimentados para fazer a obra de Deus enquanto é dia. A noite se aproxima quando não vamos mais poder trabalhar. Na verdade já tem anoitecido em muitos lugares da terra. Nesses lugares a perseguição tem sido grande e muitos têm sido martirizados por anunciarem o Cristo.

Se nos dias que Jesus andou em carne sobre a terra os campos já estavam brancos para a ceifa, o que diremos dos nossos dias? Semeemos e ceifemos o que já foi semeado! Os dias já são maus sobre a terra! Outra vez citando um velho hino: “Oh! Quem irá as novas proclamando que Deus em Cristo salva o pecador? Apressemo-nos para que o sangue de muitos não seja requerido de nossas mãos omissas! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Meditação/Nadia Malta/A VERDADEIRA ADORAÇÃO AGRADA AO SENHOR!

A VERDADEIRA ADORAÇÃO AGRADA AO SENHOR!

No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". João 4.23,24.

                                                                                  


Há muito a ser dito sobre os diálogos de Jesus com várias pessoas, mas certamente o encontro Dele com a mulher samaritana é um dos mais significativos. Ali Jesus derruba barreiras sociais, teológicas e raciais de uma só vez! Ele trata aquela mulher como gente ao ponto dela própria se surpreender! E ao final daquele diálogo de instrução ímpar aquela mulher, ela  acaba se tornando uma das primeiras missionárias de que se tem noticia!

É curioso que dentro de uma sociedade preconceituosa em relação ao papel da mulher, Jesus resolva dar instruções teológicas tão profundas exatamente a uma delas! Contudo, não é exatamente sobre este assunto que gostaria de falar, muito embora seja algo que mereça uma boa e oportuna reflexão!

O diálogo com aquela mulher acaba suscitando um ensino teológico profundo: A adoração verdadeira que agrada ao Senhor. Jesus melhor que ninguém sabe que a alma feminina tem uma inclinação às coisas espirituais, o que na maioria das vezes acaba a levando a andar por caminhos espirituais absolutamente equivocados.


O que é dito ali que tem repercutido desde tempos ancestrais? Os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade. Adoração verdadeira é entrega abnegada! É confiança em quem se crê! É colocar todo o ser rendido ao Senhor! É vida no altar! Qualquer tentativa de conformar Deus às imagens criadas pelo homem é heresia. Deus é espírito e é necessário que seus adoradores entendam este princípio, do contrário, não haverá adoração genuína. Por isso o Senhor é Aquele que procura verdadeiros adoradores que o adorem da maneira que Ele deseja ser adorado! Adoremos ao Senhor! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Meditação/Nadia Malta/UM CONVITE IRRECUSÁVEL!

UM CONVITE IRRECUSÁVEL!

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”. Mateus 11.28.

                                                                                   


Quantos de nós não têm se sentido assim: absolutamente desamparados e necessitados de abrigo e descanso! Há um cansaço existencial tão grande pelas sobrecargas que a vida nos impõe! Clamamos em desespero para que o Senhor nos acuda. Sim, porque só Ele pode nos estender a mão e nos tirar dos nossos poços fundos!

Aí é quando olhamos para este convite irrecusável do Mestre nos chamando para Ele e nos prometendo descanso. Isto nos faz lembrar o salmista Davi num de seus salmos ele clama ao Senhor: “Não fiques distante de mim, pois a angústia está perto e não há ninguém que me socorra”. É assim que nos sentimos cercados de angústias e prestes a perecer. Como náufragos precisamos de ajuda, não ajuda humana, pois não há ente humano que possa nos dar o que necessitamos. Às vezes até equivocadamente projetamos nos outros os nossos próprios anseios. Ninguém tem o que necessitamos!

Hora de nos refugiar em Deus! Hora de aceitar o convite da graça seja para a salvação ou para a vitória nas nossas lutas sem tréguas. Queremos paz, refrigério e folga. Muitas vezes nos sentimos como o poeta popular que disse: “Pare o mundo que eu quero descer!”. Ah, se pudéssemos pedir parada e descer, mas não podemos!  Temos que terminar a viagem, completar o ciclo, chegar ao destino! Amadurecer! Somos chamados à varonilidade. Amadurecer demanda muitas dores.  A ajuda para esse processo doloroso vem de dentro e do Alto. Como a lagarta que se revolve em seu casulo até se transformar em uma linda borboleta.

Os fatores externos, embora acusados de responsabilidade pelas nossas desditas, têm pouca influência. Hoje li uma frase notável dizia mais ou menos assim: “A mesma água quente que amolece as batatas, também torna o ovo duro. Não são as circunstancias que mudam as pessoas, mas sim o que tem dentro delas!”. Tenho me sentido cansada e sobrecarregada, mas o Senhor tem me fortalecido para suportar e seguir o curso. Aceitarei o convite gracioso e descansarei no Deus da minha salvação, Jesus, o Cristo! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/



domingo, 24 de janeiro de 2016

Meditação/Nadia Malta/DIMINUAMOS SEMPRE!

DIMINUAMOS SEMPRE!

É necessário que ele cresça e que eu diminua”. João 3.30.

                                                                             


As palavras de João Batista neste contexto nos alertam quanto à necessidade de fazer morrer a nossa vaidade e soberba quanto ao que recebemos de Deus! A honra e a glória devem ser sempre dadas a Ele. Muitos têm se jactado de seus muitos saberes em termos teológicos e fazem disto pretextos para contendas intermináveis tão contraproducentes para o Reino de Deus!

Nessa postura soberba muitos têm deixado de creditar ao Senhor o que sabem e buscam para si o aplauso dos homens. Certa vez ouvi uma história muito interessante que ilustra esta verdade. Conta-se que em certa igreja havia um grande vitral com a figura do Cristo atrás do púlpito. Numa manhã de domingo a igreja recebeu para pregar um pastor de baixa estatura que mesmo se colocando no púlpito ainda dava para ver a figura retratada no vitral, o que não acontecia com o pastor titular, homem bem alto. Um menininho dos seus cinco ou seis anos olhou pra mãe e perguntou: “Mãe, cadê aquele outro homem que nunca deixa a gente ver Jesus?”.

Será que não é assim que fazemos: Não deixamos Jesus ser visto através de Nós? Quanto estrelismo nos meios cristãos dos nossos dias! O Senhor diz por meio do seu profeta Habacuque: “Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele, mas o justo viverá pela sua fé!”. Diz ainda a palavra do Senhor por meio do autor de provérbios: “A soberba precede a ruína e a altivez de espírito, a queda!”. Quantos estão caindo em queda livre sem se dar contas disto!


Quão trágico é receber a honra e a glória só devidas ao Senhor! Tudo que temos, somos ou sabemos vem unicamente Dele. A Ele então toda exaltação e todo o louvor! A consciência de João Batista do seu papel no plano divino como: “A voz que clama no deserto, o amigo do Noivo, o preparador da vereda”, o fez também perceber quem deveria realmente crescer e ser exaltado diante de tudo e de todos! No Reino de Deus só tem lugar para uma celebridade: Jesus, o Cristo de Deus! Abramos passagem para que entre o Rei da Glória! Diminuamos até que em nós se ache só Ele! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

sábado, 23 de janeiro de 2016

Meditação/Nadia Malta/NÃO O ESCOLHEMOS! FOMOS ESCOLHIDOS POR ELE!

NÃO O ESCOLHEMOS! FOMOS ESCOLHIDOS POR ELE!

                                                                                                

Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome”. João 15.16.

                                                                                  


Este capítulo fala da Videira. Jesus é comparado aqui com a Videira Verdadeira a qual os seus escolhidos estão ligados. Quando paramos para pensar na afirmação feita por Cristo aqui, o coração estremece diante do tamanho da responsabilidade de sermos escolhidos por Deus sem que haja em nós nenhuma obra meritória! Fomos chamados e escolhidos pelo Autor da Vida para fazer parte de sua família! Somos bem-aventurados, gozamos de altos privilégios!

Que daremos, pois, ao Senhor por todos os seus benefícios para conosco? Estávamos encerrados na condenação eterna. Mortos em nossos delitos e pecados. Absolutamente separados da presença favorável de Deus e ainda assim, Ele olhou pra nós e disse: “Você é meu e ninguém mais o arrebatará das minhas mãos!”. O Sangue de Jesus vertido naquela Cruz do Calvário garantiu para anos Eterna Redenção! Aleluia!

Qual o propósito dessa escolha de Deus? Ele quer que sejamos frutíferos! Temos frutificado ou estamos ocupando inutilmente a terra? Esta sem dúvida é uma questão que merece reflexão responsiva. Sim, busquemos sinceramente uma resposta! Frutifiquemos para a glória Daquele que nos alcançou!

O fruto tão apreciado pelo Senhor, primeiro é o Fruto Bendito do Espírito Santo brotando de nós. Diz o apóstolo Paulo falando aos Gálatas: “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei” (Gálatas 5.22,23). Segundo, o Senhor deseja que ganhemos almas para Ele. Tanto o primeiro fruto quanto o segundo devem permanecer. Em se tratando do segundo fruto, creio que o permanecer mencionado pelo Senhor é permanecer incansavelmente na semeadura, visto que não somos “convertedores”, mas tão somente semeadores! Frutifiquemos, incansavelmente! É o nosso chamado e a nossa missão! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Meditação/Nadia Malta/CONSOLADOS PARA CONSOLAR!

CONSOLADOS PARA CONSOLAR!

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações”. 2 Coríntios 1.3,4.

                                                                                    


Já citei outras vezes o pensamento que diz: “Compaixão é a dor do outro em nosso coração!”. Não conheço a autoria, mas reconheço aqui uma grande e inquestionável verdade! Como necessitamos de mais pessoas empáticas em um mundo de egoísmo e exclusivismo! Hoje ouvi uma querida que acabara de perder seu marido. As palavras e as lágrimas daquela mulher falaram profundamente ao meu coração. Somada a dor da perda estava a dor da ausência de palavras que consoladoras! Se não temos o que dizer nessas horas onde as palavras são desnecessárias, apenas choremos juntos!

E uma das coisas que me chamou a atenção em nossa conversa foi o fato de que as demais pessoas com raras exceções tem uma dificuldade enorme de lidar com as dores alheias. Na verdade essas dores são incômodas para muitos. Na tentativa de se livrar da dor, as pessoas vêm logo com frases feitas e soluções simplistas, sobretudo, numa situação de luto, perda. É comum ouvirmos frases do tipo: “Você precisa reagir!”, “Você precisa ser forte!”, “Você precisa ter mais fé!” são facadas ao coração já dilacerado. Jesus, que falta de sensibilidade! Luto tem que ser vivido chorado, exteriorizado até que a memória da dor se esvaia e se transforme numa saudade boa, suportável. Ciclos que se fecham!

Sejamos canais de graça para os enlutados e atribulados de todos os tipos. Quantas vezes já não fomos consolados pelo Senhor! Esquecemos? Qual o propósito dessa consolação, desse socorro? Que sejamos canais de consolação e socorro para quantos vierem a nós! Chorar com os que choram é tão difícil, mas absolutamente necessário!

O apóstolo Paulo bendiz o Senhor, o Pai das Misericórdias e Deus de toda Consolação! Ele explica sua postura de gratidão: Somos consolados para consolar os que atravessam tribulações. O Senhor poderia fazer isto por meio de anjos, mas por um ato de sua soberania Ele resolveu usar seres humanos imperfeitos como você e eu para que sejamos treinados: CONSOLADOS PARA CONSOLAR! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/



quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Meditação/Nadia Malta/EM TUDO RENDAMOS GRAÇAS AO SENHOR!

EM TUDO RENDAMOS GRAÇAS AO SENHOR!

Eu te exaltarei, ó SENHOR, porque tu me livraste e não permitiste que os meus inimigos se regozijassem contra mim. SENHOR, meu Deus, clamei a ti por socorro, e tu me saraste”. Salmo 30.1,2.

                                                                                     


Em meio às nossas lutas devemos parar um momento simplesmente para agradecer. Mesmo que as bênçãos esperadas tenham chegado ou não. Elas estão à caminho. Fazemos assim na certeza do trabalhar de Deus em nossas esperas. Ele próprio diz por meio do profeta Isaías que trabalha para aqueles que Nele esperam. É nessa confiante expectativa que seguimos o curso das situações que permeiam a nossa vida sobre a terra. Nem sempre o viés das situações é agradável. Seguimos o curso debruados de tristeza, amargura, frustração, cansaço e até mesmo da sensação de fracasso. Contudo, nada está fora da ação soberana do Pai celestial. Em tudo devemos dar graças, pois não sabemos o resultado final das nossas dores e sofrimentos. Ao final elas sempre produzem eterno peso de glória acima de toda comparação.

Difícil encontrar um servo do Senhor que não esteja vivendo um tipo de dificuldade. Há sempre uma aflição tirando o apetite, o sono e o viço. Como diz o salmista no salmo anterior, o Senhor preserva os seus fieis. Sejamos fortes revigoremos o nosso coração na força do Senhor todos nós que esperamos Nele.

Este pequeno salmo de doze versículos é um cântico de ações de graças pelos livramentos recebidos de Deus. Mais uma vez, Davi exalta o Deus de sua salvação. O Senhor o livrou das mãos assassinas dos seus inimigos, inúmeras vezes e por isto ele não cessa de agradecer. O Senhor transformou seu pranto em folguedos. Substituiu o pano de saco que representava a tristeza por uma capa de alegria. O espírito de Davi exulta pelo Deus vivo, e rende-lhe graças para sempre! Façamos assim!

Agradecer é preciso, repito, não apenas diante da bênção consumada, mas na perspectiva dela. Há momentos que não vemos vento ou sentimos chuva no meio dos nossos desertos, mas ainda assim sabemos de algum modo Deus está agindo. Fé é isto uma certeza do que esperamos. Uma convicção de fatos que ainda não se materializaram. Paulo apóstolo nos manda apresentar as nossas petições ao Senhor já com ações de graças. A consequência dessa atitude é que experimentamos uma paz sobrenatural. Rendamos graças ao Senhor sempre! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Meditação/Nadia Malta/TODOS OS CAMINHOS LEVAM A DEUS?

TODOS OS CAMINHOS LEVAM A DEUS?

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”. João 14.6.

                                                                                 


A afirmação da esmagadora maioria foi transformada na pergunta que dá título a esta breve meditação. Jesus responde de maneira categórica a pergunta e mata quaisquer outras possibilidades! Como tem sido difícil ao longo dos séculos as pessoas entenderem esta verdade inegociável. Todos os demais caminhos levam ao engano. JESUS É O ÚNICO CAMINHO capaz de nos conduzir ao Pai Celestial.

As pessoas estão perdidas, mergulhadas num mar de mentiras e absolutamente mortas em seus delitos e pecados. Carecem desesperadamente de Caminho, Verdade e Vida! Tateiam às cegas tentando se encontrar, mas os caminhos buscados as levam cada vez mais a abismos insondáveis.

Todas as tentativas humanas de conduzir alguém ao Senhor são vãs. Nesses dias tenho falado sobre a maneira pela qual fui alcançada pela graça  salvadora. Os caminhos percorridos até então, eram caminhos de morte, caminhos de engano e de escravidão. Pela graça fui salva da condenação eterna e hoje vivo pela fé no Filho de Deus, Jesus, o Cristo. Hoje sou livre porque Ele me libertou de todas as amarras espirituais do passado.

É preciso anunciar e não cesso de fazê-lo. Não, Jesus não é uma religião no sentido pejorativo que muitos veem, mas o Único e Vivo Caminho que conduz ao Pai. Religião não salva, igreja não salva. Só Jesus salva, liberta e transforma. Ele é o Reconciliador por excelência. Só Ele pode levar o homem a Deus! Ele fala de modo veemente: “Ninguém vem ao Pai a não ser por mim!”. Aqui não cabe argumentações ou conjecturas. Palavras do Autor da Vida! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Meditação/Nadia Malta/DO DESERTO PARA UM JARDIM REGADO!

DO DESERTO PARA UM JARDIM REGADO!

Eu cuidei de vocês no deserto, naquela terra de calor ardente. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede. Não cairá sobre eles sol, e nenhum calor abrasador, pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima". Oseias 135; Apocalipse 7.16,17.

                                                                              


Encontrar-se com o Cristo é o maior e mais significativo evento da vida de um ser humano. Muda a história, a rota. É a única chance de se ter a vida zerada. É um nascer de novo. Tudo se faz novo. Passamos da morte para a vida. Jesus, O Incomparável, Aquele que nos transportou do reino de trevas para o Seu Reino de amor! Lembro-me que no meu processo de conversão, depois de correr do Senhor por anos a fio, fui trazida para Ele, arrastada com cordas de amor. Sim, porque quando Ele nos chama e nos escolhe, não tem como fugir desse chamado irresistível da bendita Graça e olhe que até tentamos!

Foram anos de deserto espiritual me apegando a muitos falsos deuses até que fui encontrada por Ele. Hoje olhando para trás percebo o cuidado do Senhor com a minha vida mesmo em meio ao deserto pelo qual andava. Nada foge ao seu controle soberano. Por que Ele olha para seres humanos imperfeitos e os escolhe tirando-os da condenação para que façam parte de sua família? Porque Ele é Deus soberano e faz e age como lhe apraz. Só tenho uma certeza absoluta, não havia nada em mim que suscitasse da parte de Deus tal amor! Mas por sua graça fui alcançada. Louvado e engrandecido seja Seu excelso nome, hoje e sempre!

O texto citado do profeta Oseias foi o tiro de misericórdia nas minhas antigas convicções. Depois de ouvir inúmeros outros, especialmente o de João 14.6: “Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” este texto ecoou em meu coração por muitos meses. As palavras do texto respondiam aos meus questionamentos em relação às antigas crenças. Vi ruir velhas convicções como castelos de cartas, pensei que enlouqueceria! Até que um dia depois de ir parar numa clínica cardiológica achando que tinha enfartado as palavras do Senhor por meio de Oseias foram um balsamo ao meu coração rebelde nocauteado pelo Autor da Vida!


Hoje ao abrir a Bíblia Online encontrei a junção do texto de Oseias e a palavras do Senhor em Apocalipse por meio do apóstolo João. Passado e futuro se completando. Aleluia! O Senhor nos tirou de um deserto e está nos conduzindo a um Jardim Regado, às Fontes de Água Viva, o lugar de gozo eterno onde toda lágrima será enxugada dos nossos olhos. Maranata, ora vem Senhor Jesus! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Meditação/Nadia Malta/HÁ URGÊNCIA EM ANUNCIAR O CRISTO!

HÁ URGÊNCIA EM ANUNCIAR O CRISTO!

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus”. João 3.16-18.

                                                                                        


Os meios de comunicação são muitos e precisam ser usados pelos filhos de Deus para anunciar a salvação. Quanta coisa torpe tem sida veiculada até mesmo pelos que se dizem filhos de Deus. E quando falo torpe, repulsivo é tudo que tem cheiro de podre, que não edifica mas assim mesmo tem saído da escrita de cristãos professos. Tempo e veículos preciosos desperdiçados com coisas vãs. Despertemos!

Jesus está vindo. Quando? Ninguém sabe dia nem hora. Mas os sinais estão todos aí pra quem quiser ver. Vivamos em prontidão constante como se Ele viesse já! E fomos alcançados para semear. Reconciliados para servir de canais de reconciliação. Agraciados para nos tornar canais da multiforme graça de Deus. Agraciemos!

Dentro do contexto citado encontramos o versículo dezesseis que é chamado de o coração do Evangelho. Numa outra versão diz:”Porque Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito para que todo aquele que nele crê, não pereça, m,as tenha a vida eterna!”. Hoje me lembrei de uma velha tia do meu marido. Tia Bibia que do alto de sua vida centenária já sem poder andar, mas muito lúcida e cônscia de sua responsabilidade cristã, pediu que lhe colocassem uma cama de lona encostada à janela que dava para a calçada por onde passavam os transeuntes e ali ela distribuía folhetos com mensagens evangelísticas. Fez isto até o fim da sua vida longa e frutífera! Frutifiquemos!

É preciso anunciar que aquele que crê no Filho de Deus recebe a vida eterna, mas quem não crê já está condenado. Aqui não se trata da fé árida dos demônios, eles até creem e tremem, mas da fé que gera mudanças efetivas. Que gera obediência e frutificação para a glória bendita do Pai Celestial. Não há salvação fora da pessoa do Cristo! Tempo de semear para a vida eterna! Tempo de ajuntar tesouros no céu. Cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus, do tempo e recursos perdidos, Atentemos para isto! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

domingo, 17 de janeiro de 2016

Meditação/Nadia Malta/ELE ME TRAZ SUFICIÊNCIA!

ELE ME TRAZ SUFICIÊNCIA!

“O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas; restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome”. Salmo 23:1-3.

                                                                                 
                       

O salmo mais querido da Bíblia tem muito a nos ensinar sobre a suficiência de Deus, o nosso Pastor Amado. Como temos necessidade desse pastoreio, desse cuidado zeloso! Quando somos verdadeiramente pastoreados por Ele não sentimos falta de absolutamente nada! Ele é o Supridor por excelência!

 Nem sempre teremos o que desejamos, mas invariavelmente temos o que necessitamos para seguir a trilha colocada diante de nós por Ele. Somos chamados e escolhidos para nos tornar servos/adoradores. Ovelhas do pastoreio do Supremo Pastor. E para que esta relação se cumpra à risca Ele providenciará tudo de que realmente tivermos necessidade. E há coisas que, embora necessárias, são dolorosas!

O salmista fala experiencialmente sobre isto quando afirma que o Senhor é o seu pastor e de nada sentirá falta. Ele sabe que o Senhor é especialista em nos revigorar as forças nos momentos de intensa luta e só Ele poderá nos guiar em segurança por suas veredas de justiça. Não temos que temer a aspereza da estrada, nem com os perigos que nos espreitam, pois Ele em certos momentos nos carregará no colo.


A jornada da ovelha peregrina não é fácil. Mas graças a condução do Pastor ela chegará em segurança ao aprisco. A estrada é íngreme, ladeira acima e cheia de curvas passamos por desfiladeiros estreitos nos quais os nossos pés quase resvalam. Contudo, as mãos hábeis do Pastor com seu cajado zeloso estarão sempre a postos para socorrer e amparar. Sigamos o curso sem nos assombrar com os rigores da jornada! Não estamos sozinhos! Ele cuida de nós! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...