REGENERAÇÃO GERA NOVA HABITAÇÃO ESPIRITUAL! I Pedro 2.1-10
CONCLUSÃO: O que o apóstolo Pedro ensina aos regenerados sobre a nossa nova habitação espiritual?
Objetivo: Instruir os ouvintes quanto à sua nova posição espiritual em Cristo.
Ideia central do Texto (ICT):
No texto lido o apóstolo Pedro continua ministrando aos seus leitores sobre a nova vida em Cristo.
O apóstolo vai se tornando mais prático em suas instruções à medida em que avança em sua epístola.
Introdução:
A maioria dos crentes contemporâneos tem perdido de vista aquilo que já receberam em Cristo. Em sua segunda epístola o apóstolo Pedro afirma: 1.3,4: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as cousas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas todas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos das paixões que há no mundo”.
Precisamos como peregrinos e forasteiros em terra alheia tirar os olhos das coisas terrenas e colocá-los no céu. É lá que estão os nossos tesouros mais preciosos.
O APÓSTOLO PEDRO INSTRUI SEUS LEITORES QUANTO A POSTURA DOS REGENERADOS PELO ESPÍRITO SANTO E EM SEGUIDA APRESENTA A RAZÃO PARA TAL POSTURA:
- Os regenerados devem se despir das velhas vestimentas usadas no trato passado – v.1: “Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência”.
- Ef.4.22-24: “Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade”. Cl.3.8: “Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar.
- Os regenerados devem desejar ardentemente o leite espiritual para que possam crescer e se fortalecer – Vs. 2, 3: “Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom”.
- Rm. 6.4: “Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova”.
- Os regenerados devem se achegar mais e mais a Cristo, A Pedra Viva – VS. 4-8: “À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele —vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo. Pois assim é dito na Escritura: "Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado". Portanto, para vocês, os que creem, esta pedra é preciosa; mas para os que não creem, "a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular", e, "pedra de tropeço e rocha que faz cair". Os que não creem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados”
- Rm. 12.1: “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês”. Is.28.16: “Por isso diz o Soberano Senhor: "Eis que ponho em Sião uma pedra, uma pedra já experimentada, uma preciosa pedra angular para alicerce seguro; aquele que confia, jamais será abalado”.
- Por que os regenerados devem agir assim? Vs. 9,10: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam”.
- Apocalipse 5:10: “Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra".
- Isaías 43:20-21: “Fornecerei água no deserto e riachos no ermo, para dar de beber a meu povo, meu escolhido, ao povo que formei para mim mesmo a fim de que proclamasse o meu louvor".
- Efésios 5:1-2: “Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus”.
- 1 Pedro 2:21, 25: “Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos”. Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas.
CONCLUSÃO: O que o apóstolo Pedro ensina aos regenerados sobre a nossa nova habitação espiritual?
- Precisamos nos despir das velhas vestimentas usadas no trato passado. Tudo se fez novo, somos novas criaturas. As coisas velhas já passaram. Os velhos trapos já não se adéquam à nova condição de separados para Deus.
- Uma vez despidos dos velhos trapos e revestidos da nova roupagem, cuidemos de crescer e amadurecer nos nutrindo com o alimento espiritual que é a Santa Palavra de Deus.
- Devemos nos achegar ao Senhor Jesus Cristo, a Pedra Viva. Só Nele podemos ser alicerçados e firmados em Deus, nos tornando também tijolos dessa edificação espiritual.
- Devemos reconhecer a nossa nova condição de povo escolhido, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus. Chamados para anunciar as grandezas Daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta – em 13.11.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário