CONSELHOS OPORTUNOS AOS REGENERADOS EM CRISTO! I Pedro 5.5-11
Objetivo: Fechar o ciclo de mensagens do apóstolo Pedro aos regenerados de todas as épocas.
Ideia Central do Texto (ICT):
Os regenerados em Cristo de todas as épocas são chamados nesta epístola a não perder de vista: a sua herança eterna, a razão de sua esperança, a andar em santidade e obediência, a entenderem que como povo escolhido são nova habitação espiritual como pequenas pedras alicerçadas sobre a grande Pedra Angular que é Cristo. Eles fazem parte dessa edificação espiritual.
O texto lido encerra o conteúdo da epístola chamando a atenção dos leitores para a humildade, para o cuidado que devem ter com a ansiedade, e, sobretudo, para a batalha espiritual na qual estão engajados.
Introdução:
Nesses dias temos percorrido a trilha da epístola de Pedro e hoje encerramos a série de mensagens que fala aos regenerados. A grande pergunta retórica que fazemos é: Temos plena convicção do que se operou em nós? Da resposta a esta pergunta vai depender o nosso posicionamento espiritual: vitoriosos em Cristo ou irremediavelmente derrotados?
Se já experimentamos o poder restaurador de Deus, mediante a morte e ressurreição de Cristo, pela ação do Espírito Santo, somos vitoriosos e já estamos andando em plenitude e abundancia. Quer vivamos, quer morramos, quer sejamos curados ou não, quer tenhamos recursos deste mundo ou não, quer sejamos perseguidos ou acolhidos, em Cristo somos mais que vencedores.
O APÓSTOLO PEDRO FINDA A SUA EPÍSTOLA TRAZENDO ALGUNS CONSELHOS OPORTUNOS PARA A SAÚDE ESPIRITUAL DOS SEUS LEITORES:
- Os regenerados devem praticar a submissão e a humildade – v.5: “Da mesma forma jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes".
- Mateus 5:3: "Bem-aventurados os humildes de espírito, pois deles é o Reino dos céus”.
- Os regenerados devem render-se ao Senhor lançando sobre ele toda a sua ansiedade – VS.6,7: “Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”.
- Mateus 23:12: “Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”.
- Filipenses 4:6-7: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus”.
- Os regenerados devem manter o equilíbrio, a vigilância e a fé – VS.8,9: “Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos”.
- Lucas 21:34: "Tenham cuidado, para que os seus corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente”.
- Tiago 4:7: “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês”.
- Os regenerados devem confiar inteiramente na graça de Deus – VS.10,11: “O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces. A ele seja o poder para todo o sempre. Amém”.
- 2 Tessalonicenses 2:16-17: “Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça, dê ânimo aos seus corações e os fortaleça para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras”.
- 1 Timóteo 6:12: “Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas”.
CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui?
- Como eleitos de Deus e regenerados em Cristo devemos exercitar a submissão às autoridades constituídas sobre nós e praticar a humildade, pois Deus se opõe ao soberbo.
- Da rendição ao Senhor de cada área de nossa vida, exercitando uma entrega diária de nossas ansiedades depende a nossa saúde espiritual.
- Devemos cultivar uma atitude de constante vigilância, equilíbrio e fé diante dos embates da vida.
- Como regenerados devemos confiar inteiramente na graça de Deus poderosa não apenas para salvar, mas para nos fortalecer, firmar e sustentar até o dia de Cristo Jesus.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 14.11.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário