SE AMAMOS A CRISTO, APASCENTAMOS SUAS OVELHAS!
João 21:15-17
OBJETIVO
Levar a igreja à reflexão de que o amor a Cristo nos constrange a cuidar dos nossos irmãos.
INTRODUÇÃO
O texto lido mostra o terceiro encontro de Jesus com alguns discípulos após sua ressurreição. Na ocasião, Jesus está sentado numa praia com os discípulos, em volta de uma pequena fogueira e, voltando-se para Pedro, pergunta por 3 vezes se ele O ama e ordena que ele apascente suas ovelhas.
Ao nos depararmos com esse texto, vemos Jesus pedir a Pedro uma prova de seu amor por Ele. Essa prova não era um sacrifício, não era um jejum prolongado, mas era que Pedro cuidasse e apascentasse suas ovelhas. Diante disso, Jesus parece condicionar o verdadeiro amor de Pedro por Ele ao apascentamento de suas ovelhas. Jesus usa aqui 2 palavras ao falar de Amor: “ágape”, que é o amor incondicional, e “phileo” que é o amor “amigo”.
Se Jesus nos perguntasse hoje: “Tu me amas incondicionalmente?!” ou “Tu me amas como a um verdadeiro amigo?!”, o que responderíamos?
Vamos olhar de perto a ordem que Jesus dá a Pedro:
- O Senhor ordena que Pedro “Apascente” e “Pastoreie” suas ovelhas.
Apascentar: Levar ao pasto
Pastorear: Guiar até o pasto e guardar as ovelhas durante a pastagem.
Da mesma forma que Cristo é o nosso exemplo e ELE é o BOM PASTOR, nós, por amor a ELE e, para imitá-lo, devemos pastorear uns aos outros. Mas, como podemos fazer isso?
OLHEMOS PARA AS ATRIBUIÇÕES DO PASTOR DE OVELHAS:
1. Guiar até o pasto (alimentar): Cristo nos convoca a sermos guias, a levarmos às ovelhas até o bom pasto. Devemos assumir a tarefa de nos alimentarmos uns aos outros, de ensinar a palavra, para que nós e nossos irmãos estejamos alimentados!
Muitas vezes ficamos sentados nos bancos das igrejas esperando apenas receber e, assim, esquecemos do “IDE” deixado por Jesus, ordenando-nos a pregar o evangelho a toda a criatura. O que recebemos, devemos multiplicar, o alimento que recebemos, devemos repartir com nossos irmãos, porque o alimento celeste que se reparte, se multiplica em nós!
E você, tem alimentado seu irmão? Você tem se comprometido a levar comida espiritual àqueles que estão à sua volta? Ou tem sido um crente empachado, que só recebe o alimento e não divide com os outros?
2. O pastor protege as ovelhas e cuida delas: João 10:1-14 fala sobe o bom pastor. O mercenário vê vir o lobo e abandona as ovelhas, mas o nosso BOM pastor luta contra o lobo para nos proteger enquanto nos alimentamos. A ovelha é um animal frágil que pode ser, facilmente, atacada por predadores. Se ela não for protegida, pode ser arrebatada pelo lobo. A palavra de Deus nos exorta a nos Suportarmos uns aos outros. Somos convocados a cuidar dos nossos irmãos, levar a carga uns dos outros e isso testifica do nosso amor por Jesus. Devemos, através desse amor, exortar uns aos outros, para que possamos nos corrigir mutuamente e, assim, envergonharmos o inimigo! Se Jesus nos perguntasse hoje: Você tem cuidado do seu irmão? O que você responderia? Se Jesus lhe perguntasse hoje: qual a necessidade do seu irmão? Você saberia responder?
3. Aquele que pastoreia resgata a ovelha: Resgatar significa, literalmente, “livrar do cativeiro”, ou ainda, “livrar do cativeiro à custa de algum sacrifício”. Pare agora um pouco e pense: quantos à sua volta estão no cativeiro? Quantos têm vivido uma prisão espiritual ou emocional? A palavra de Deus nos dá a chave para a libertação do cativeiro: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32). A verdade que nos liberta chama-se JESUS CRISTO. Se você quer pastorear seu irmão, em primeiro lugar, conheça A VERDADE e ela irá libertá-lo e irá permitir que você ajude seu irmão a ser liberto do cativeiro.
Você conhece Jesus? Você conhece a verdade sobre Cristo que está na Palavra? Ir à igreja semanalmente não lhe dá garantia de conhecer a verdade e ser por ela liberto, muito menos, lhe dá todas as armas necessárias para que, obedecendo à ordem de Jesus, você possa pastorear Suas ovelhas, resgatando-as! A Palavra deve ser conhecida em profundidade, no dia a dia! Como você pode dar de comer se não tem alimento pra si mesmo?
CONCLUSÃO
O que podemos tirar como lição desta mensagem?
- Se, de fato, amamos a Cristo, esse amor se revela horizontalmente: somos convocados por Jesus a apascentar Suas ovelhas e atendemos fielmente ao seu chamado.
- Como pastores uns dos outros devemos alimentar nossos irmãos, devemos obedecer ao IDE de Jesus e anunciar a SUA palavra a toda criatura.
- Como pastores dos nossos irmãos, devemos suportar uns aos outros em atos, palavras, exortação e oração. Não podemos nos isentar disso!
- Devemos nos empenhar em resgatar nossos irmãos de qualquer cativeiro no qual ele esteja aprisionado, através da verdade libertadora da Cruz de Cristo!
Manoela Malta
Nenhum comentário:
Postar um comentário