Igreja Cristã Missionária Betel
Av. Abdo Cabús, 95 A Candeias Jaboatão PE
CEP 54.440-350 Fone: 3469 3704
Ministério: Pr. Manoel Malta – Pra. Nádia Malta – http://ocolodopai.blogspot.com
Série de Estudos em Apocalipse
IV Estudo: Visão Panorâmica do Livro – 4ª Parte Quanto ao Conteúdo – Capítulos 1-18
Introdução: Até aqui, vimos uma referência ao autor, aos leitores, ao tema, propósito e versículos-chave, bem como a ocasião em que foi escrito e o seu esboço. Agora veremos também de maneira panorâmica o conteúdo deste maravilhoso livro capítulo a capítulo.
Cap. 1 – Jesus Cristo é mostrado aqui, como ele voltará: O Soberano Senhor da Igreja e Juiz de toda a terra.
O Rev. Hernandes Dias Lopes chama a nossa atenção para dez características distintas do Noivo da igreja em sua glória e majestade, vistas por João:
1. Suas Vestes (v. 13) - Falam de Cristo como Sacerdote e Rei. Ele nos conduz a Deus e reina sobre nós.
2. Sua Cabeça (v. 14) - Falam da sua divindade, da sua santidade e da sua eternidade.
3. Seus Olhos (v. 14) - Falam da sua onisciência que a tudo vê e perscruta. Ele é o juiz diante de quem tudo se desnuda.
4. Seus Pés (v.1.5) - Isso fala da sua onipotência para julgar os seus inimigos. Convém que ele reine até que ponha todos os seus inimigos debaixo dos seus pés (1 Co 15:23).
5. Sua Voz (v. 15) - Isso fala do poder irresistível da sua Palavra, do seu julgamento. No seu juízo desfalecem palavras humanas. A voz de Cristo detém a última palavra e é a única a ter razão.
6. Sua Mão (v. 16) - A mão direita é a mão de ação, com a qual age e governa. Isso mostra o seu cuidado com a igreja. Ninguém pode arrebatar você das mãos de Cristo (Jo 10:28).
7. Sua Boca (v. 16) - Essa Palavra aqui não é o Evangelho, mas a Palavra do juízo. A única arma de guerra usada pelo Cristo conquistador no capítulo 19 é a Espada que saía da sua boca (19:5). Essa é a cena do tribunal, onde é proferida a sentença judicial, e precisamente sem contestação.
8. Seu Rosto (v. 16) - A visão agora não é mais de um Cristo servo, perseguido, preso, esbofeteado, com o rosto cuspido, mas do Cristo cheio de glória. A luz do sol supera o brilho dos candeeiros.
9. Sua Perenidade - O Primeiro e o Último (v. 17) - Ele é o criador, sustentador e consumador de todas as coisas. Ele cria, controla, julga e plenifica todas as coisas. Cristo aqui é enaltecido como vitorioso sobre o último inimigo, a morte.
10. Sua Vitória Triunfal (v. 18) - João está diante do Cristo da cruz, que venceu a morte. Ele não apenas está vivo, mas está vivo para sempre. Ele não só ressuscitou, ele venceu a morte e tem as chaves da morte e do inferno. Quem tem as chaves tem autoridade. Jesus recebeu do Pai toda autoridade no céu e na terra (Mt 28:18). Jesus tem não apenas a chave do céu (3:7), mas também a chave da morte (túmulo). Agora a morte não pode mais infligir terror, porque Cristo está com as chaves, podendo abrir os túmulos e levar os mortos à vida eterna.
Caps. 2 e 3 – A última mensagem profética é exortativa para a Igreja, mostra como ela se desenvolveria na terra.
Caps. 4 e 5 - Traz a descrição da Sala do Trono de Deus e do momento em que Jesus Cristo recebe a herança (A Terra), com todas as provas que ele é o legítimo herdeiro.
Cap. 6 –
- Começa a Tribulação – O Anticristo – (O cavaleiro do cavalo Branco) aparece como o 1º juízo de Deus; ele vem com a aparência de um pacificador, mas na verdade será um grande ditador mundial; essa figura do v.2 é diferente da descrição de Ap 19.11, que se trata do Senhor Jesus Cristo, A Testemunha Fiel e Verdadeira.
- Quem ficou na Terra? A falsa igreja, as nações ímpias e a nação de Israel.
- Começam os juízos – Os juízos de Deus caem sobre a Terra em 3 séries de 7 juízos: Selos, Trombetas e Taças; os eventos são progressivos e vão do ponto de partida do 1º Selo até o ponto principal e final que é a volta de Cristo – cap. 19.
- Com o aparecimento do Anticristo surgem: A guerra, a fome e a morte; aparecem no Céu os primeiros mártires da Tribulação; na Terra os juízos continuam: grandes terremotos, o sol e a lua se alteram, caem as estrelas e o mundo sabe claramente que é o julgamento de Deus; o cap. 24 de Mateus traz um resumo do período da Tribulação - ver I Ts 4.13-15.
Cap. 7 – São separados e selados os 144.000 israelitas (12.000 de cada tribo de Israel); o resultado do trabalho deles é uma inumerável multidão de salvos; em apenas 7 anos se verão multidões de salvos em Jesus Cristo.
Caps. 8 e 9 – Abre-se o 7º Selo que contém as 7 Trombetas e continuam os juízos das trombetas.
Cap. 10 – João é animado e alimentado para continuar sua mensagem.
Cap. 11 – Duas Testemunhas pregam e fazem sinais em Jerusalém por 3 ½ anos. Então, serão mortas pelo Anticristo, ficarão 3 ½ dias insepultas, após os quais ressuscitarão e subirão ao céu à vista de todos; logo a seguir haverá um grande terremoto e morrerão 7000 pessoas; a sétima Trombeta é tocada e há louvores no céu pela proximidade do Reino De Cristo.
Cap. 12 – Aqui está o resumo da história de Israel em relação a Satanás (a mulher do v.1 é a nação de Israel); a segunda metade dos 7 anos é chamada de Grande Tribulação ou angústia de Jacó; será tremenda a perseguição desencadeada contra Israel; o pacto de paz é quebrado pelo Anticristo – ver as 70 semanas de Daniel – Dn 9.20-27.
Cap. 13 – Traz a descrição do Anticristo e do falso profeta e como eles agirão.
Cap. 14 – Temos aqui várias “manchetes” todas anunciando a vitória de Cristo; há o anúncio que o juízo vai se consumar e o “lagar” (a terra) será pisado.
Cap. 15 – Os últimos juízos são derramados pelas 7 Taças. Vemos os salvos que morreram na Tribulação, agora no céu e são chamados de “vencedores da besta”.
Obs. Deus avisa que até que a última Taça seja derramada, ninguém pode entrar no santuário. Isto significa que não haverá intercessores até que os juízos se completem.
Cap. 16 – Os últimos juízos caem; os homens ficam doentes; morre todo ser vivente no mar; as águas doces se tornam em sangue; o sol queima os homens; o governo do Anticristo é diretamente atingido. O Rio Eufrates acaba de secar e dá passagem aos exércitos do oriente. O Anticristo reúne os exércitos do mundo para a batalha contra Israel (Armagedon). Há terremoto e chuva de pedras de 40k.
Obs. Nesta altura o que falta acontecer é a volta de Cristo; mas antes de escrever o final glorioso, João recebe os detalhes sobre a destruição de Babilônia narrada nos caps. 17 e 18.
Caps. 17 e 18 – Babilônia= sistema econômico, político, social e religioso ANTIDEUS; aqui se registra também a reação dos homens e do céu diante da destruição de Babilônia.
Aplicação Prática: O que mais chamou a sua atenção até aqui, no que diz respeito ao conteúdo do Apocalipse? Justifique
Textos para serem lidos durante a semana
Seg. Ap 20; Ter. Ap 21; Qua. Ap 22; Qui. Mt 24; Sex. Mc 13; Sáb. Lc 21.
Versículo para memorizar: “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” – Ap 3.11
Pra. Nadia Malta/Estudo Bíblico/Compilação
Bibliografia:
- Bíblia de Estudo Pentecostal.
- Bíblia Shedd
- Comentário Expositivo – Warren W. Wiersbe
- Comentário Expositivo: Apocalipse O Futuro Chegou – Hernandes Dias Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário