O DESAFIO DE NÃO SE INQUIETAR!
Lucas 12:22-34 (Clique na referência ao lado para ler o texto bíblico na íntegra)
Lucas 12:22-34 (Clique na referência ao lado para ler o texto bíblico na íntegra)
Objetivo: Chamar a atenção do povo de Deus para a necessidade de exercitar a quietude e a confiança em Deus, mesmo em meio às dificuldades e tormentas da vida.
Ideia Central do Texto (ICT):
O texto lido foi narrado estrategicamente por Lucas depois da parábola do homem rico que produziu em abundância e resolveu derrubar seus celeiros e fazê-los ainda maiores para ajuntar cada vez mais.
O episódio do texto lido se contrapõe àquela parábola desafiando os ouvintes de forma imperativa quanto à atitude confiante que devem ter para com Deus que cuida de cada um de nós e sabe o de que precisamos. Aprendemos a confiar em alguém andando e convivendo com esta pessoa. Se conseguimos confiar completamente em seres humanos imperfeitos, por que então, não confiamos em Deus?
Introdução:
Vivemos em um tempo de grandes correrias, nos agitamos de um lado para outro e os verbos que mais conjugamos são: correr, competir, desejar, alcançar, conseguir, preocupar, inquietar, conquistar, ajuntar, perseguir, amealhar. Temos nos cansado de correr atrás do vento. O que temos ganhado com isto? Vou dizer: Sacolas de remédios cada vez maiores e nos temos tornado reféns dos nossos medos e inquietações. Será que era isso que o Senhor tinha em mente quando disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”? Certamente que não!
Por isso que em sua Palavra o Senhor nos deixou a provisão para não temer e não nos inquietar. É incrível como essa exortação é recorrente em toda a Palavra de Deus de Gênesis a Apocalipse.
Que possamos exercitar essa confiança em nosso dia a dia, não nos entregando às inquietações como diz o versículo 29 do contexto.
O TEXTO LIDO NOS ENSINA A MANEIRA SÁBIA DE ENFRENTAR AS LUTAS DIÁRIAS TRAZENDO À MEMÓRIA ALGUMAS VERDADES:
- Lembrar que Deus prioriza a vida em detrimento das coisas que aparentemente a sustenta – Vs.22-24, 27,28.
- Em Deuteronômio 8.3 o Senhor diz: “Não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem”.
- Em Romanos 8.32 o apóstolo Paulo diz: “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com Ele todas as coisas?”.
- Lembrar que Deus tem o controle soberano de todas as coisas e cuida do que não podemos cuidar – VS. 25, 26.
- O apóstolo Paulo corrobora com esta ideia em Filipenses 4.6, 7 dizendo: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus!”.
- Lembrar que devemos concentrar nossos esforços para ajuntar tesouros no céu – Vs. 29, 30, 31, 33, 34.
- Lembrar que o temor e a ansiedade são características do incrédulo, os filhos do Reino devem exercitar confiança e quietude – v. 32
- O Salmista no Salmo 131.2 diz: “Fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo”.
- Ainda percorrendo a Palavra sobre este assunto encontramos o autor de Hebreus (12.12) dizendo: “Por isso restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos!”.
- Avançando um pouco mais encontramos o apóstolo João trazendo mais luz ao assunto em I João 4.15-18: “Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, permanece nele e ele em Deus. E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor e aquele que permanece no amor, permanece em Deus, e Deus, nele. Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo. No amor não existe medo; antes o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme, não é aperfeiçoado no amor!”.
Conclusão: O que o texto nos ensina?
- Para Deus valemos mais que as coisas que tão ardentemente desejamos.
- Ele cuida do que não podemos cuidar e faz o que não podemos fazer, portanto tudo que temos a fazer é descansar nele.
- Que todos os nossos esforços sejam para ajuntar tesouros no céu onde a traça não consome, a ferrugem não destrói, nem os ladrões roubam.
- Quietude e confiança são exercícios de fé daqueles que andam com Deus. Medo e inquietação são marcas dos incrédulos. Atentemos para isto e exercitemos confiança.
Aleluia, Amém!
Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta em 31.01.13 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito de Deus.